Sedentarismo e Câncer: O que você precisa saber

Você sabe qual é a relação entre sedentarismo e câncer? A verdade é que esse é um assunto de extrema importância, mas que nem todas as pessoas se mantém atento a ele.

Se você é uma pessoa sedentária, deve ter ouvido que a falta de atividade física pode levar a doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras condições de saúde. Mas você sabia que o sedentarismo também pode aumentar o risco de câncer?

Para entender um pouco melhor sobre a relação entre sedentarismo e câncer, basta continuar a leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar sobre os principais detalhes do assunto.

O que é sedentarismo?

Antes de entrarmos em detalhes sobre como o sedentarismo e câncer se relacionam, você precisa entender a definição de sedentarismo.

Em suma, o sedentarismo é definido como a falta de atividade física suficiente para manter uma boa saúde.

Isso inclui atividades como caminhar, andar de bicicleta, nadar e outras formas de exercício. Quando uma pessoa não realiza esses tipos de exercícios, pode-se considerar um indivíduo sedentário.

Quais são os sintomas de uma pessoa sedentária?

Isso pode variar de acordo com alguns fatores, haja vista que o sedentarismo pode causar problemas mais específicos para alguns.

Há pacientes que relatam sentir um incômodo abaixo do ombro direito nas costas, enquanto outros sentem um grande cansaço.

Mas, falando de forma geral, é muito comum que pessoas sedentárias sintam grandes dores musculares, ainda mais na região das costas e pescoço, já que é onde existe uma maior sobrecarga.

A falta de energia também é um sintoma bem presente, algo capaz de afetar a disposição para realizar atividades do dia a dia.

Um dos sintomas mais claros do sedentarismo é o ganho de peso, em especial na região abdominal. Por consequência, isso pode levar o paciente a sofrer de falta de flexibilidade.

Por que o sedentarismo é uma doença perigosa?

Primeiro porque existe uma relação entre sedentarismo e câncer. Caso o paciente não procure ajuda médica, ele pode passar por problemas ainda mais graves.

Mas, além do sedentarismo e câncer, esse hábito pode suscitar diversos outros problemas, como a fraqueza muscular.

Devido a falta de atividade física, pode acabar levando o paciente à perda de massa muscular e consequente fraqueza.

Além disso, o sedentarismo também pode levar ao enfraquecimento das articulações e à consequente dor.

O sedentarismo também é perigoso devido ao fato de trazer possíveis problemas de postura, algo que pode levar a desvios posturais, como a escoliose.

Como se tudo isso não bastasse, a falta de atividade física pode influenciar negativamente o desempenho cognitivo.

Quais são as consequências para o nosso corpo devido ao sedentarismo?

Uma das principais consequências com certeza é o fato de o paciente sentir dor em suas articulações. Inclusive, muitos recorrem a métodos como acupuntura no joelho, compressas de gelo ou água quente e coisas do gênero para aliviar esse sintoma.

Fora isso, a falta de atividade física pode levar ao enfraquecimento do coração e dos vasos sanguíneos, algo capaz de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o infarto.

O sedentarismo está diretamente relacionado com o aumento na resistência à insulina, aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Também não há como deixar de mencionar que a falta de atividades físicas é capaz de afetar de maneira negativa o bem-estar emocional, aumentando as chances de desenvolver depressão e ansiedade.

Outra consequência negativa para o nosso corpo, devido a falta de exercícios físicos, é a redução da capacidade respiratória, algo capaz de levar a problemas de falta de ar e cansaço em excesso.

Por fim, há uma grande relação entre sedentarismo e câncer. Afinal de contas, o sedentarismo também pode aumentar o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Como o sedentarismo aumenta o risco de câncer?

Embora a relação entre o sedentarismo e câncer ainda não seja completamente compreendida, existem várias teorias sobre como a falta de atividade física pode aumentar o risco de câncer.

Uma das teorias é que o exercício ajuda a manter o sistema imunológico saudável, o que pode ajudar a prevenir o câncer.

Outra teoria é que a atividade física pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que pode ser um fator de risco para o câncer.

Além disso, o exercício pode ajudar a controlar o peso e o nível de açúcar no sangue, o que também pode afetar o risco de câncer.

Quais tipos de câncer podem estar relacionados ao sedentarismo?

A falta de atividade física pode aumentar o risco de vários tipos de câncer, bem como:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de cólon e reto;
  • Câncer de endométrio;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de próstata.

Como a atividade física pode reduzir o risco de câncer?

Embora o sedentarismo possa aumentar o risco de câncer, a boa notícia é que a atividade física pode ajudar a reduzir esse risco.

Estudos mostram que a atividade física regular pode ajudar a prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer de cólon e reto e câncer de endométrio.

Mas quanto exercício é necessário para reduzir o risco de câncer? As diretrizes recomendam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana.

Isso pode incluir atividades como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar e outras formas de exercício.

Apenas tenha cuidado quando for praticar exercícios ao ar livre, já que há uma incidência de raios UVA e UVB.

Então, para evitar problemas como o câncer de pele que provoca coceira, utilize um protetor solar adequado, bonés, óculos e roupas adaptadas.

Como começar a ser mais ativo?

Se você é sedentário e está preocupado com o risco de câncer, é preciso começar devagar e de forma gradual aumentar a quantidade de atividade física que você faz. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Comece com atividades leves, como caminhar por 10-15 minutos por dia.
  • Aumente gradualmente a quantidade de atividade física que você faz. Por exemplo, adicione mais alguns minutos de caminhada a cada semana.
  • Encontre atividades que você goste. Se você não gosta de correr, pode tentar andar de bicicleta, nadar ou fazer uma aula de dança.
  • Encontre um parceiro de exercícios. Ter alguém para se exercitar com você pode tornar a atividade física mais divertida e motivadora.

Qual é a importância da alimentação para o sedentarismo e câncer?

Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir o risco de câncer, enquanto uma dieta pouco saudável pode aumentar o risco.

Quando se trata de sedentarismo, a alimentação pode ser especialmente importante porque as pessoas sedentárias tendem a queimar menos calorias do que as pessoas fisicamente ativas.

Isso significa que é mais fácil consumir mais calorias do que o necessário, o que pode levar ao ganho de peso.

Uma dieta saudável para reduzir o risco de câncer deve incluir muitas frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo.

Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos que podem levar ao câncer.

O superávit energético também pode ser bastante útil nesse caso, haja vista que ele pode dar forças para que o paciente realize o seu programa de exercícios físicos diários.

Além disso, é preciso limitar a ingestão de alimentos processados, carnes vermelhas e gorduras saturadas, que podem aumentar o risco de câncer.