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Quais são as Atividades físicas mais indicadas para grávidas?

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Quais são as Atividades físicas mais indicadas para grávidas | A gravidez é um momento de mudança de vida para qualquer mulher que passa pela transformação em ser mãe. Nessa fase, é comum o maior sedentarismo em função da espera pela criança que irá nascer, comprometendo a saúde.

Por este motivo, é essencial, a pratica regular de atividades físicas nesta fase, o que traz grandes benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, contribuindo para que a barriga não se torne um incomodo, além disso, previne a flacidez e melhora o tônus muscular, o que contribui para que a futura mamãe mantenha a forma e beleza durante e após a gravidez, além de ajudar e muito na preparação do corpo, que vai se adaptar progressivamente, para segurar este pequeno ser que está sendo formado.

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Cuidados para Grávidas

Deve-se porém tomar alguns cuidados, antes de iniciar as atividades, conversar com o seu médico, e procurar um especialista em educação física, para uma orientação adequada, são passos muito importantes, outra coisa que não se deve esquecer, nem todas as atividades físicas são aconselháveis para gestante.

A participação de um especialista é essencial, para uma análise sobre qual melhor método a seguir, para quem já praticava alguma atividade antes da gravidez, poderá continuar com a mesma modalidade, as que não faziam nada antes, devem ter ainda mais cautela, pois seu corpo não está acostumado, a hidroginástica, e a caminhada, são as mais indicadas para as sedentárias, mas após o terceiro mês, e com autorização do seu médico.

É bom lembrar que, este não é o momento certo para recuperar o tempo perdido, pois o a finalidade da pratica regular de atividade agora, é principalmente, o seu bem estar e do seu bebê, está bem fisicamente proporcionará a você uma gestação saudável, por isso nada de grandes esforços, a gravida deve se sentir confortável.

Enquanto pratica o exercício você deve ser capaz de conversar tranquilamente, deve ficar atenta às suas reações, e a qualquer sinal de desconforto, como: falta de ar, tontura, dores fortes especialmente no abdômen, ou qualquer sinal de mal estar, nestes casos, pare a atividade, e comunique seu instrutor e seu médico, que saberão auxiliá-la neste momento, lembre-se o mais importante aqui, é o seu bem estar, uma gravidez saudável e prazerosa, o que fará um bem danado, para você e seu bebê.

Quais são as Atividades físicas mais indicadas para grávidas:

A hidroginástica, é o número um em indicação pelos médicos, isso porque, além de não haver risco de quedas ou grande impacto, facilita os movimentos dentro da água, alivia o peso da barriga, facilita o retorno venoso,(o que reduz o inchaço), melhora a respiração, fortalece a musculatura vaginal… entre outros, além disso, segundo pesquisa realizada pela (Unicamp) reduz as dores do parto, e traz grande benefício cardiovascular, é uma atividade indicado para qualquer gestante, desde que autorizada pelo médico. ,,

Pilates:

Mais indicado para a gravida que já praticava antes, o Pilates é um excelente exercício, entre seus benefícios, estão: o fortalecimento da musculatura corporal, inclusive das costas, o que é ótimo pois além de aliviar as dores, nesta região, irá fortalece-la, para aguentar o peso, que aumenta progressivamente, à medida que a gravidez avança, fortalece a musculatura da vagina, o que ajudará muito, pois a musculatura dessa região sofre com o peso do útero. melhora a postura. melhora a respiração… dentre outros benefícios. existem muitas variações no pilates, é essencial que se busque um bom profissional, que saberá dosar as atividades na medida certa, para o seu estado.

Caminhada:

Desde que autorizada pelo seu médico, qualquer gestante pode praticá-la, é uma ótima atividade, pois ajuda a controlar o peso, melhora a respiração, facilita a circulação, fortalece os músculos, melhora a disposição, além de diminuir o risco de algumas doenças, como a diabetes, por exemplo. procure vestir-se confortável, faça um lanche uma hora antes, e esteja sempre prevenida com sua garrafinha de água, pois a hidratação é essencial, especialmente nesta fase. evite caminhar em locais desnivelados, para evitar o risco de quedas.

Musculação:

E isso mesmo! desde que autorizada pelo médico, é um ótimo exercício para gestantes, mas deve se ter em mente que, nesta fase a pratica da musculação não deve ser focada no ganho de massa, mas deve ser devidamente orientada por um profissional especializado em gestantes, pois saberá dosar a atividade com estímulos de baixa intensidade, com o objetivo de melhorar a resistência física… e proporcionar bem -estar, além disso fortalece a musculatura, e diminui os riscos de trombose.

Alguns cuidados a Seguir!

Procure usar roupas leves, e sapatos confortáveis, para a prática de atividades. Hidrate-se bastante, esteja sempre à mão uma garrafinha de água. Alimente-se uma hora antes dos exercícios, procure comer algo leve, para não atrapalhar seu desempenho. Jamais faça atividades físicas sem o auxílio de um profissional, e com o conhecimento do seu médico.

A qualquer sinal de desconforto, como: tontura, dores, falta de ar… pare imediatamente o exercício e comunique seu instrutor, e seu médico.

E lembre-se, apesar de tudo isso, proporcionar uma melhor forma, o que com certeza fará com que fique mais bonita, este não é o principal objetivo, pois o que está em jogo é sua saúde e do seu bebê, que é de sua responsabilidade, e com certeza, você deseja fazer o melhor para ambos, por isso fique sempre atenta às suas reações, e qualquer alteração comunique os profissionais responsáveis

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