Como Começar 2023 Livre de Dívidas?

Ano novo, problemas velhos (incluindo dívidas). Você já deve ter pensado no início desse ou de outro ano. Mas calma, nada está perdido. Afinal de contas, o ano está apenas começando e há muito tempo para colocar sua vida nos eixos. E claro, aproveitar um 2023 livre de dívidas!

Aqui vale aquele velho ditado: o que importa é ter saúde, pois o resto corremos atrás. E esse “resto” geralmente envolve a questão financeira, um problema que assombra milhões de brasileiros.

Então, para te ajudar nesse assunto delicado, separamos algumas dicas para você começar 2023 livre de dívidas. Elas são simples, mas farão toda a diferença nesse ano que está começando.

2023 livre de dívidas: comece hoje mesmo

Você pode começar o seu 2023 livre de dívidas hoje mesmo! Claro, isso não quer dizer que as contas vão desaparecer de uma hora para outras. Mas, com um bom planejamento e determinação, é possível dar a volta por cima. Dessa forma, veja algumas atitudes que você pode tomar para ter um ano mais tranquilo.

Pague as dívidas antigas e não faça novas

Um 2023 livre de dívidas só será possível se você se livrar dos fantasmas antigos. Nesse sentido, faça um esforço extra para quitar as dívidas mais antigas. Hoje em dia é muito fácil negociar débitos. As empresas estão flexíveis e podem até parcelar suas pendências. Você não está afim de perder essa oportunidade, não é mesmo?

Além disso, se a dívida ainda está lhe causando prejuízo, como juros cada vez maiores, então já passou da hora de você dar um fim nela. Saiba que, do outro lado da história, o credor também tem interesse na resolução do problema.

Elabore um planejamento financeiro

Iniciar um ano de forma desorganizada financeiramente é o maior erro que um ser humano pode cometer. Pensando por esse viés, elabore o quanto antes um planejamento financeiro. Leve em conta as seguintes informações:

  • As metas para o ano;
  • O dinheiro que deve entrar “em caixa”;
  • As despesas previstas para os próximos doze meses;
  • O quanto você conseguirá guardar por mês.

E, claro, não se esqueça de considerar os imprevistos. Questões de saúde, por exemplo, entram nessa categoria e podem nos deixar ainda mais no vermelho. Assim, procure estabelecer uma margem para que gastos inesperados não atrapalhem tanto as suas finanças. Fazendo isso, você com certeza dará um passo essencial para um 2023 livre de dívidas.

Não gaste mais do que você ganha

Essa é a regra básica para quem quer um 2023 livre de dívidas. Então, não é preciso nem muita explicação. Simplesmente procure gastar menos do que você ganha. Simples assim. Tenha muito cuidado, por exemplo, com as compras parceladas feitas no cartão de crédito.

Aproveitando, aqui vai mais uma dica relacionada a isso: priorize as compras à vista. Assim você pagará menos e ainda pode ter ótimos descontos! Outra coisa: evite cheque especial, parcelamento de faturas, pagamento mínimo da fatura do cartão e empréstimos (se não forem extremamente necessários).

Reflita sobre o que deu de errado nos anos anteriores

Os erros do passado servem como aprendizado. E, no mundo financeiro, isso é uma grande verdade. Não adianta tentar esquecer os deslizes cometidos nos anos anteriores. É preciso superar, lógico, mas também absorver todo o aprendizado possível.

Neste sentido, faça uma reflexão sobre o que deu errado na sua vida financeira e o que você pode fazer para melhorar isso. Em outras palavras, faça uma autoanálise.

Faça cursos sobre Educação Financeira

Por fim, a última dica para começar 2023 livre de dívidasé conhecer mais sobre esse mundo tão complexo das finanças. O ideal é fazer alguns cursos sobre Educação Financeira.

E olha só, não estamos falando para você gastar dinheiro com isso (apesar que cursos desse nicho são investimentos e não gastos). Mas também existem vários materiais gratuitos na internet que fornecem um enorme conhecimento sobre o assunto.

Dessa forma, se a grana estiver curta, mesmo assim você pode buscar conhecimento para alcançar um 2023 livre de dívidas.