Entenda como apertar armação de óculos de grau

Considerando que os óculos de grau são uma necessidade para muita gente, aprender como apertar armação de óculos de grau é importante porque evita que o acessório até mesmo caia do rosto. 

Infelizmente, não são raras as vezes em que alguém tem de recolher os seus óculos do chão porque eles se soltaram do rosto.

Quando acontece o que foi exposto acima, é um sinal de que se deve aprender como apertar armação de óculos de grau. Afinal, com a armação frouxa, ela realmente não vai se fixar no rosto adequadamente. 

Artigo relacionado: Vantagens de ter um catálogo de roupas no atacado virtual

Cabe salientar que saber como apertar armação de óculos de grau é importante também porque evita que se tenha de gastar dinheiro ao fazer esse tipo de ajuste. No entanto, é necessário saber fazer esse ajuste de forma delicada para que os óculos não sejam danificados. 

Para quem usa esse acessório e quer aprender como apertar armação de óculos de grau, aqui estão algumas dicas. Com elas, a armação de óculos de grau vai ficar firme e perfeita!

O que é preciso para aprender como apertar armação de óculos de grau?

É claro que, quando as pessoas apertam a armação de forma equivocada, existe o risco até mesmo de ela estragar. Assim, é preciso ser cuidadoso e também saber com o que apertar.

Primeiramente, o que se vai apertar são os parafusos que mantêm as pernas dos óculos presas à armação. Para que esses parafusos fiquem firmes, o ideal é que se use uma chave pequena ou até mesmo uma faca, desde que ela seja fina.

É importante nunca tentar retirar o parafuso para “ajeitá-lo” ou coisa semelhante: apenas apertar um pouco para que as pernas não fiquem mais “soltas” da estrutura. 

Inclusive, no caso de se apertar as pernas e, mesmo assim, elas ainda não ficarem firmes, é importante ir em busca de uma ótica. 

O que fazer para não ser preciso apertar os óculos?

Em vez de aprender como apertar armação de óculos de grau, é muito mais efetivo que as pessoas aprendam como elas podem manter os óculos sem ficar frouxos. 

A melhor maneira é sempre evitar se deitar em cima deles, pois isso pode fazer com que eles fiquem tortos e, como consequência, os parafusos acabam ficando soltos. 

Também é válido que não se tente alargar os óculos: quando eles são comprados, precisam estar no tamanho correto, pois tentar alargar a armação pode fazer com que ela não seja mais recuperada. 

Como apertar

Aprender como apertar armação de óculos de grau não é difícil: basta segurar os óculos com firmeza e, usando a chave de fenda ou a faca, encaixar essa ferramenta no parafuso e ir virando de maneira lenta.

Ao se perceber que está difícil de virar o parafuso, é preciso parar: isso indica que já não se tem espaço para apertar os óculos e, se a pessoa continuar, pode ser que o parafuso estrague e não haja mais como consertar.

Necessidade de apertar os óculos com frequência pode indicar defeito

Quando as pessoas precisam saber como apertar armação de óculos de grau constantemente, pode ser que haja um defeito nessa armação, especialmente se ela for nova. 

Nesses casos, a recomendação é levar o par de volta à ótica e pedir que o seu laboratório faça uma avaliação na estrutura. Eventualmente, pode ser percebido que há algum ajuste a ser realizado e, embora possa ser cobrado, ainda é mais econômico do que substituir os óculos.

Nem todos os óculos podem ser apertados

Hoje em dia, existem muitos óculos que são uma peça praticamente única, com poucos parafusos e, em alguns, ele não fica tão acessível. Por isso, é preciso tomar cuidado ao se tentar aprender como apertar armação de óculos de grau.

É fundamental que, ao perceber que os óculos não podem ser apertados com facilidade, não se tente forçar. Isso pode fazer com que a armação se parta ou com que alguma peça importante seja danificada. 

Normalmente, os óculos que são mais difíceis de serem apertados são os modelos mais novos confeccionados em acetato. Por outro lado, os óculos feitos de metal tendem a ser mais simples para apertar os seus parafusos.