Coworking: espaço compartilhado para empreendedores

É provável que, no momento, você esteja pensando em criar o seu próprio, comece do zero e haja milhares de perguntas passando por sua cabeça. Há muitas coisas que você deve levar em consideração e uma delas é escolher o local onde vai começar a trabalhar. 

Muitos freelancers optam por criar um espaço reservado para trabalhar em sua casa, e sim, tem suas vantagens pelo conforto, mas o que acontece se você contrata um colaborador freelancer ou novos funcionários e não consegue caber em sua casa? O arrendamento de um escritório em muitos casos não está ao alcance de todos os orçamentos, razão pela qual se consideram alternativas como o coworking, um espaço partilhado para os empresários que oferece inúmeras vantagens.

 

O que é coworking

Por definição, o coworking é um espaço compartilhado onde empreendedores, freelancers, empresários ou PMEs realizam seu trabalho sob o mesmo teto.

Porém, além de um espaço compartilhado, os laços de colaboração também são fortalecidos e diferentes ideias, projetos e conhecimentos empresariais são trocados.

Para explicar de uma forma mais simples, digamos que um coworking é como trabalhar em uma grande empresa com diferentes departamentos, com a diferença de que as pessoas ao seu redor não trabalham na mesma empresa que a sua. Cada um desenvolve um projeto diferente do seu.

Coworking é dirigido especialmente a pessoas que se dedicam de uma forma ou de outra ao ambiente digital: designers, programadores, escritores, jornalistas, profissionais de Marketing Digital etc.

Em teoria, eles não precisam de mais do que um laptop, um celular e uma conexão de Internet poderosa para funcionar.

Em qualquer caso, estes centros destinam-se a todas as empresas ou freelancers que pretendem iniciar um novo projeto e procuram não só um espaço, mas também estabelecer contatos com outros profissionais.

 

Como surge o coworking

O Coworking nasceu em 2005 em São Francisco como uma necessidade das mudanças pelas quais a economia está passando ao redor do mundo.

A redução do quadro de funcionários nas grandes empresas, somada ao surgimento da Internet, incentiva muitos profissionais a serem formados em diferentes áreas de seu setor.

São muitas as pessoas que após perderem o emprego de 20 anos, enxergam novas oportunidades de negócios do ponto de vista do empreendedorismo.

Da mesma forma, esse aumento de produtividade gera a necessidade de abertura de novos caminhos de negócios. Agora, um profissional pode realizar o trabalho anteriormente realizado por uma equipe de 10 funcionários em uma empresa.

Devido a essas mudanças, ocorre uma explosão do coworking, que surge para atender às necessidades de novos empreendedores e microempresas.

 

Coworking no mundo

Os dados dizem tudo. O coworking aumentou até 400% em todo o mundo! nos últimos 2 anos.

Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, México, Brasil … o coworking é uma realidade em muitos países que estão aderindo a um movimento que está mudando a forma de trabalhar.

Especificamente em 2012, mais de 400 espaços foram criados na Europa. Hoje, existem mais de 1.500 sites de coworking em todo o mundo.

O Brasil tem mais de 500 centros espalhados por diferentes cidades Brasileiras, como Ribeirão Preto, São Paulo, ​​Belo Horizonte, Rio de Janeiro… Um dos mais conhecidos é o Coworking Beework de Ribeirão Preto.

Se procura um centro na sua cidade, recomendamos que introduza Coworking Beework, um diretório onde pode encontrar um escritório de coworking na sua cidade.

 

Vantagens do coworking

Como já referimos, o coworking é dirigido a todos aqueles que procuram algo mais do que uma cadeira, uma mesa, um café e uma boa ligação à Internet.

Sim, podemos ter tudo isso em casa, ou até mesmo em uma cafeteria, mas em um coworking podemos encontrar muito mais coisas:

 

1- Contato com outros profissionais

A oportunidade de estar diariamente com outros empreendedores torna-o mais criativo e mais produtivo graças à transmissão de novas ideias e conhecimentos.

 

2- Melhores condições de aluguel

Em geral, o coworking é muito mais barato do que alugar um escritório sozinho. Você pode pagar por hora, por mês, até mesmo se beneficiar de bônus especiais dependendo do uso que você der. Também permite agilidade na hora do contrato de locação, já que não há permanência, se desejar pode ficar apenas um mês.

 

3- Instalações adequadas para o trabalho

No coworking você tem um espaço próprio, mas também um espaço compartilhado para descansar e estabelecer contatos com outros profissionais. Eles também têm salas de reuniões que você pode usar.

 

4- Atividades em grupo com outros profissionais do centro

Em muitas ocasiões, os gestores do escritório de coworking organizam reuniões, conferências e atividades diversas para induzir a interação entre os diferentes empresários que nele se encontram.