Crie seu próprio site com essas 7 dicas

Criar um site é indispensável para qualquer iniciante. É nele que você verá os frutos do seu trabalho crescer. Um site bem feito é a porta de entrada para um futuro promissor.

 

Provavelmente você deve estar pensando em como fazê-lo, o recomendado é contratar uma agência de marketing, como são profissionais, eles sabem usar as técnicas e conhecimentos necessários para um bom site. Mas se por acaso você queira criar um sozinho, continue lendo esse artigo e veja as dicas de como criar seu próprio site. 

 

1. Preparar um site 

A primeira pergunta a se fazer é simples: o que exatamente você deseja alcançar com o seu site? Essa pergunta inicial ajudará a traçar um caminho a ser seguido. Se você planeja que seu site foque em mostrar a localização de sua loja física, trabalhe em cima disso, destaque o famoso “como chegar”, ‘onde estamos”. 

 

Defina o que você irá trabalhar. É importante pensar cuidadosamente qual informação dar prioridade. Anote as ideias em um papel, leia e releia o papel algumas vezes para ter certeza de qual objetivo você quer alcançar.  

 

Além disso, pense cuidadosamente sobre o tipo de informação que você deseja em seu site e como deseja organizar as páginas. Coloque esses planos e desejos no papel e você estará bem preparado para a próxima etapa: escolher um bom nome de domínio.

 

2. Um nome de domínio 

O nome de domínio, também chamado de endereço IP ou URL, é uma parte importante de um site. Basicamente o URL é o link do seu site, e das páginas contidas nele. 

 

Ao colocar o domínio do site, inclua o nome da sua  empresa. Isso beneficia a facilidade de localização online nos mecanismos de pesquisa e também atrai os clientes com mais rapidez.

 

Suponha que você tenha uma loja de sapatos femininos e precisa colocar o nome de domínio, como falado, colocar o nome da empresa é o melhor a ser feito, então a loja de calçados Vitae, pode colocar dessa maneira o url “www.usevitae.com”. Quem irá pesquisar dessa maneira na barra do Google irá entrar diretamente em sua loja e não irá cair naquele erro de página não encontrada. 

 

Você escolhe .com ou outra extensão?

Finalmente, você deve pensar sobre a extensão: você está optando por um endereço .com ou outra extensão é mais apropriada? Existem também .net, .org. Pesquise mais sobre as extensões e escolha a que mais será proveitosa. 

 

3. Registrar o nome de domínio

Depois de encontrar o nome de domínio correto, você deve verificar se ele ainda está disponível. A verificação e o registro são feitos no registro.br. Lá você pode pesquisar se seu domínio está disponível e fazer o cadastro para se registrar. 

 

4. Escolha de um bom sistema CMS

Com o URL pronto, você pode procurar um sistema de gerenciamento de conteúdo adequado. O Sistema de gerenciamento de conteúdo (“CMS” sigla em inglês) é um programa para gerenciar todas as informações do seu site, também conhecido como ‘verso do site’. Por exemplo, você pode publicar  um artigo de notícias ou adicionar uma nova página.

Você também pode escolher entre vários sistemas. Você tem que decidir por si mesmo se um sistema barato (simples) é suficiente ou se você contrata uma agência profissional para criar um sistema CMS personalizado.

 

Sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo (cms)

Se você não quer investir em um CMS pago de início, existem também plataformas gratuitas como o WordPress. Os menus de instalação são fáceis de usar. Você pode não ter um site 100% completo mas já tem uma base. Se você não gostar de como funciona o WordPress, pesquise e faça uma lista de outros sites que possuem esse recurso gratuito e escolha o que mais irá te ajudar. 

 

5. Escolha um layout e uma identidade corporativa para seu site

Se tudo correu bem até aqui, está na hora de escolher um layout para criar a identidade do seu site. O design deve refletir a empresa,não deve ser confuso e deve ser de fácil entendimento.

 

Por exemplo, onde você deseja mostrar a barra de menu na tela? Você deseja manter a página inicial o mais simples possível ou deseja colocar o máximo de texto possível?

 

Se você contratou uma agência, é seu trabalho passar todas as informações de como você imagina o layout do site. Mostre alguns templates que achou interessantes e, as cores. O Briefing é o momento certo para dizer o jeito que quer o site. 

 

Além disso, você precisa dar liberdade aos profissionais trabalharem e de darem dicas em cima de suas opiniões. Não se esqueça que eles são profissionais e que as opiniões deles são extremamente relevantes. 

 

Escolha os templates

Como iniciante, os templates prontos são as melhores maneiras de começar quando se está criando sozinho um site. Você pode trabalhar em cima deles mudando as cores, os títulos, as imagens, fazendo com que eles fiquem da mesma cor que sua logo, por exemplo. Com o WordPress você encontra diversos modelos gratuitos para iniciar. 

 

6. Melhore o site

A beleza de um site é que você pode ajustar infinitamente o design e a funcionalidade. Se você contratou uma agência para criar o site, pode deixar todo o trabalho para eles. 

 

Você também pode adicionar funcionalidades para enriquecer o site e deixá-lo  ainda mais atraente para os visitantes. Pense em adicionar uma área de login para seus clientes e adicionar plugins, como botões para as redes sociais da empresa, Instagram e Facebook.

 

7. Providencie a hospedagem

Depois de todo o trabalho que você fez para criar seu primeiro site, está na hora dele ficar guardado em um local, basicamente ele precisa de um servidor para realmente funcionar. 

 

A hospedagem de site, como o nome já diz, esse serviço hospeda o site, assim ele tem um lugar nos motores de busca e pode ser encontrado quando pesquisado na barra de tarefas. 

 

Sites como Wix possuem hospedagem gratuita. Geralmente os serviços gratuitos são limitados demais e para usufruir de todos os benefícios dinheiro precisa ser investido. Mas como iniciante o conselho é que por um tempo use hospedagem gratuita e conforme for tendo mais lucro invista nos serviços pagos.