Como saber se a madeira está com cupim?

Como saber se a madeira está com cupim? | Se há uma coisa que todo mundo deseja é como saber se a madeira está com cupim, para assim identificar uma possível infestação dessa praga.

Quanto antes você conseguir fazer a identificação do cupim na madeira, então mais rapidamente poderá contratar uma empresa para controlar e acabar com o problema na sua casa.

Dessa forma, nosso objetivo nesse artigo é mostrar a você como é possível descobrir a presença do cupim, seja em um móvel de madeira ou em uma janela ou porta de madeira.

Acompanhe esse texto até o final do nosso site para saber tudo sobre o assunto e contratar uma empresa de dedetização de cupins hoje mesmo.

Como identificar uma infestação de madeira com cupim?

Na maior parte das vezes, pelas pessoas não terem a mínima ideia de como saber se a madeira está com cupim, a infestação por essa praga acaba sendo identificada apenas quando ela já está bastante avançada.

Por isso mesmo é importante saber quais são os principais sinais de que o seu imóvel está sendo “atacado” por essas pragas, tornando assim seus móveis, portas e janelas suscetíveis aos danos ocasionados por elas.

Veja a seguir as formas de identificar a infestação por cupim!

1- Observe se há montes de granulados pequenos que estão espalhados no imóvel

A primeira forma de como saber se a madeira está com cupim é observar se existem pequenos montes de granulados que estão espalhados por todo o imóvel.

Caso você observe isso, saiba que tratam-se de fezes dos cupins, e uma dica importante para saber realmente há essas pragas no local é bater de leve no móvel ou em áreas afetas e observar se mais granulados vão caindo.

2- Atente-se aos “túneis” criados pelos cupins

Um outro sinal indicativo de que há cupim na madeira no seu imóvel é ficar atento aos “túneis” criados por esse inseto.

Os cupins possuem o hábito de estar construindo esses túneis, que costumam ter o diâmetro similar ao de um lápis.

Esses túneis podem ser construídos por baixo dos alicerces, nas vigas e pilares de apoio, nas paredes ou mesmo nos móveis.

Eles fazem isso como sendo uma forma de providenciar um caminho que seja seguro para eles, ligando o nicho até a fonte onde eles conseguem o alimento.

Para certificar-se de que os túneis realmente foram feitos por eles, basta desfazê-los usando os dedos ou alguns objetos, e depois verificar se há cupins dentro.

3- Sujeira e pó (dedrywall ou de gesso)

Apesar de a madeira ser o alimento “favorito” dos cupins, esses insetos também podem acabar afetado outros materiais.

Parede de drywall ou que possuam revestimentos que sejam de gesso também podem ser afetados por esses insetos, então caso haja sujeira próximo às bordas dessas paredes, isso é um grande sinal de infestação por cupim.

Como acabar com a infestação por cupim?

Após aprender a como saber se a madeira está com cupim, o próximo passo é acabar com a infestação ocasionada por esses insetos.

A melhor forma de você conseguir solucionar esse problema é contratado uma empresa especializada em controle de pragas, que poderá fazer uma verificação inicial, descobrindo qual é o tipo de cupim, o nível de infestação e outros fatores.

A partir daí, ela irá estipular um plano para exterminar essa praga, por isso é importante encontrar uma empresa com experiência e com profissionais qualificados para realizar esse serviço.

Sendo assim, não deixe de contar conosco, da Ambiental e Pragas, para realizar esse serviço no seu imóvel e acabar com essas pragas definitivamente.

Lembre-se sempre da importância em contratar uma empresa para realizar o serviço de descupinização, afinal, veneno mata e sua utilização de forma inadequada pode ocasionar um acidente.

Conclusão

Como você viu, é importante ter conhecimento a respeito de como saber se a madeira está com cupim, de modo a fazer uma verificação rápida e assim conseguir tratar da infestação o quanto antes.

Neste texto, mostramos a você quais são os sinais principais que indicam que há uma infestação de cupim em uma madeira, permitindo-lhe notá-la de forma mais fácil.

Gostou do artigo de hoje sobre como saber se a madeira está com cupim?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Conserto de Elevador: Dicas de Melhorias