Identificação dos Stakeholders: Por que é Necessário?

Identificação dos Stakeholders: Por que é Necessário? | O termo “Stakeholder” refere-se a qualquer indivíduo, grupo de pessoas ou empresa que possa envolver ativamente no negócio ou cujos interesses possam ser afetados positiva ou negativamente com o resultado do projeto ou atividade realizada por um projeto.

As partes interessadas dependem principalmente da natureza do projeto, o trabalho da gestão do projeto não é apenas identificar as potenciais partes interessadas, mas também controlar a influência do stakeholder para assegurar um resultado positivo.

As partes interessadas podem incluir equipa de projeto, cliente, patrocinador, PMO, operações, atendimento ao cliente, equipa de apoio, vendedores, departamento jurídico, gestores funcionais, gestores de programas e carteiras, entidades interessadas internas ou externas ao projeto. Confira mais detalhes no Blog MF.

Identificação dos Stakeholders

por que é necessário identificar os stakeholders
por que é necessário identificar os stakeholders

As partes interessadas podem ter diferentes níveis de responsabilidade e autoridade sobre um projeto, essas responsabilidades ou autoridades podem mudar durante o ciclo de vida do projeto e terminam em projeto de encerramento.

Diferentes partes interessadas podem ter diferentes níveis de influência ou envolvimento durante o ciclo de vida do projeto, de ocasional a frequente, as partes interessadas podem ter expectativas diferentes do projeto que podem causar conflitos entre as partes interessadas, esses conflitos devem ser resolvidos em favor do cliente ou clientes. As partes interessadas podem ser classificadas em duas categorias mais amplas

Stakeholders Primários

As principais partes interessadas são indivíduos ou grupos de pessoas diretamente envolvidas/afetadas, positiva ou negativamente pelo resultado do projeto; por exemplo, equipe de projeto, contas ou funcionários da empresa são considerados partes interessadas primárias para o projeto de redesenvolvimento do sistema de folha de pagamento, é necessário identificar as partes interessadas primárias durante o processo de início e planejamento e gerenciar suas exigências e expectativas no plano de gerenciamento de partes interessadas.

Stakeholders secundários

As partes interessadas secundárias são indivíduos ou grupos de pessoas que afetarão indiretamente, de forma positiva ou negativa, o resultado do projeto.
Por exemplo, a comunidade local pode ser considerada como partes interessadas secundárias para a construção de uma via férrea ou ponte em sua área.

Stakeholders Chave

Os principais interessados são aqueles que estão envolvidos ou afetados pelo projeto ou um esforço de projeto ou resultado de um projeto, os principais interessados podem pertencer a interessados primários ou secundários e ter forte influência sobre o projeto, um patrocinador de projeto, um CEO ou diretor de RH seria o principal interessado no projeto de folha de pagamento, outro exemplo de principais interessados são os funcionários operacionais que realizam o trabalho ou esforço no produto do projeto.

Se eles não acreditarem no que estão fazendo ou não o fizerem adequadamente, pode levar à destruição do resultado do projeto. O pessoal da conta que vai entrar nos registros ou usar o sistema de folha de pagamento também é um exemplo das principais partes interessadas.

Legisladores, membros de órgãos locais, agências federais estaduais, funcionários do governo e formuladores de políticas também são considerados como partes interessadas chave em um projeto ou resultado de um projeto onde o interesse público possa ter afetado direta ou indiretamente.

Agora, a Mídia de um dia também desempenha um papel de partes interessadas chave para qualquer projeto iniciado por interesse público ou onde o público interessado possa ser afetado positivamente ou negativamente com o resultado de um projeto.

Encontrar os Stakeholders o mais cedo possível

Idealmente, é bom envolver as partes interessadas durante o processo de seleção de projetos, embora isso nem sempre seja possível e às vezes impossível de envolver todas as partes interessadas no processo de seleção de projetos.

Por exemplo, se pedirmos feedback sobre a mesma exigência a 10 pessoas diferentes, podemos ter 10 respostas diferentes de acordo com seu interesse, conhecimento e experiência.

A identificação das partes interessadas é um processo contínuo durante todo o ciclo de vida do projeto, entretanto, a equipe do projeto é responsável por identificar todas as possíveis partes interessadas no estágio inicial do projeto e envolvê-las na fase de planejamento do projeto, o projeto pode encontrar um grande fracasso se a equipe do projeto não aceitar as principais partes interessadas nos estágios iniciais.

A razão mais importante para identificar as partes interessadas nos estágios iniciais do projeto é permitir que elas se tornem uma parte eficaz do esforço, a participação efetiva das partes interessadas pode ajudar a trazer mais idéias para a mesa e incluirá diferentes perspectivas de diferentes partes interessadas.

A participação efetiva das partes interessadas também ajudará a equipe do projeto a ganhar a adesão e o apoio das partes interessadas, tornando-as uma parte importante do processo de planejamento e execução, o que também ajuda a equipe do projeto a colocar as partes interessadas em uma mesa onde as preocupações possam ser discutidas de forma colaborativa e resolvidas.

Esta prática também ajudará a aumentar a confiança da equipe de projeto e a fortalecer a posição da equipe de projeto, o que definitivamente aumentará as chances de sucesso do projeto.