Dieta Detox ou Desintoxicante: O que Precisa Saber?

Dieta Detox ou Desintoxicante | A dieta detox não elimina apenas uns quilinhos a mais, ela promete deixar a pele mais bonita, melhora o humor, é uma dieta que é de dentro pra fora.

A dieta se chama detox porque quando você a adere, é feito uma limpeza no organismo. O programa tem 21 dias, mas na primeira semana é excluído leite e derivados, glúten, ovos e carne animal, alimentos com conservantes e embutidos.

Como fazer uma dieta detox?

Os alimentos devem ser todos orgânicos, livre das toxinas, já que estamos fazendo uma desintoxicação e limpeza, devemos colocar os alimentos que ajudam a limpar o nosso organismo e a colocar as toxinas pra fora. O detox é uma ótima dieta para limpar o organismo para você começar uma outra dieta, seja para perder peso ou ganhar massa muscular. Ela irá intensificar os resultados de qualquer dieta.

O que beber na dieta detox?

É liberada a água de coco, de preferência a natural, pois quanto maior validade os produtos de prateleira têm mais malefícios eles trazem pro nosso organismo.

O chá de hibisco também é liberado, você deverá tomar muita água, se hidratar o tempo todo. Se você faz mais algum exercício físico deverá acrescentar mais alguns itens na sua dieta, um dos sintomas mais evidentes do detox é que a maioria quem faz a dieta reclama de muita dor de cabeça, mas você não pode tomar remédios, se não vai estragar a dieta.

Leia Mais: Como Calcular o IMC do Corpo

Chá verde é liberado até as 5 da tarde, depois desse horário é proibido. Deverá dormir cedo também, o sono é fundamental. É possível perder 2 kg em 5 dias com a dieta. Para um melhor resultado você deverá procurar um nutricionista ou um nutrólogo.

O que comer em uma dieta detox?

Na primeira semana você só poderá comer carboidratos simples das frutas, legumes e vegetais. A partir da segunda semana pode ser introduzido no cardápio a proteína branca, mas na primeira só pode comer proteína vegetal.  Na terceira semana já é possível comer alimentos integrais, proteína vermelha duas vezes na semana, ovos, leite e derivados. Para a dieta de detox ficar ainda melhor o ideal seria substituir o leite de vaca pelo de arroz ou amêndoas.

  • O que incluir: Frutas e sucos naturais, arroz, quinoa, batata doce, aipim, inhame, amaranto, leguminosas, peixes, carnes brancas orgânicas, sementes e oleaginosas, legumes (exceto pimentão, tomate, berinjela), bebidas: 6-8 xícaras água ou chá de ervas.
  • O que excluir: cítricos, leite e derivados, cereais: trigo, aveia, centeio, cevada, milho, crustáceos, embutidos, porco, soja e derivados, amendoim, manteiga, margarina, maionese molhos prontos, álcool, café, refrigerantes, açúcar refinado, mascavo e xarope de glicose.

Café da manhã na dieta detox

Suco verde (couve, gengibre, agrião, hortelã, maçã, pepino e cenoura). Vai ajudar a fazer a desintoxicação hepática, pois tem que mexer com as vias de eliminação.  O suco é maravilhoso, é cheio de vitaminas, em jejum pela manhã é ideal. Tem um valor calórico relativamente alto, que vai ajudar a você se saciar com apenas uma taça.

Para fazer o suco é necessário passar no processador para tirar somente o sumo da fruta e do legume, porque se você puser no liquidificador ele não vai dar liga, não fica palatável.

Na primeira semana você deve tomar esse suco todos os dias pela manhã, para mexer com o fígado para fazer desintoxicação hepática, mexer com o intestino, rim, para poder acelerar as suas vias de eliminação.

Quando você engorda é porque seu nível de cortisol está alto, então quando você opta por um detox tem que mudar um pouco, para abaixar os níveis de cortisol e começar a emagrecer, acelerar o metabolismo, melhorar as funções intestinais, pele, cabelo, com uma alimentação equilibrada você consegue fazer tudo isso melhor.

Almoço na dieta detox

  • Entradinha – Salada de alface, alfafa, tomate cereja, pouquíssimo sal o mínimo possível, pois quando usamos o sal retemos líquidos, então quanto menos sal melhor.
  • Prato principal – Mini abobora recheada com quinoa. A quinoa é uma excelente opção, pois ela é um dos vegetais que chega mais próximo a quantidade de proteína animal, é o mais rico vegetal, não tem glúten é rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, super rico em propriedades: potássio, magnésio, complexo B, ferro.

Lanche da tarde

Abacaxi assado com canela e lascas de amêndoas. As frutas são sempre assadas ou cozidas, para facilitar na digestão. Quando a fruta está crua o seu organismo sofre mais para processar a digestão.  O detox tem que ter essa filosofia, uma coisa mais tranquila, o objetivo é não forçar o organismo e deixar ele trabalhando com tranquilidade. Se você não gostar de abacaxi, poderá trocar por outra fruta (pera banana, maçã), evitar as frutas acidas pois elas podem atrapalhar o metabolismo.

Jantar

Sopa de cenoura com chuchu. Para um sabor mais delicioso invista nos temperos, alho, alho poró, pimenta, salsinha, cebolinha gengibre.