Qual o melhor tipo de tênis para academia?

Deseja saber qual o melhor tipo de tênis para academia? Confira quais as principais dicas a serem levadas em consideração ao comprar o tênis para realizar atividades físicas como exercícios aeróbicos ou musculação.

O tênis é um item fundamental para qualquer praticante de atividades físicas. Escolher o calçado correto para a academia é fundamental, pois pode fazer toda a diferença no resultado dos seus treinos, além de oferecer maior conforto e segurança.

De maneira geral, existem algumas características que você deve considerar na hora de escolher seu tênis para ir à academia.

Qual o melhor tipo de tênis para academia?

Vejamos a seguir os principais tópicos que você deve levar em conta ao comprar o melhor tipo de tênis para academia:

tênis para academia

1. Finalidade:

Uma das primeiras coisas a se considerar é o objetivo da sua prática na academia. Se a sua atividade precisar de maior amplitude de movimento, como os exercícios aeróbicos, ou ainda não exigir grande estabilidade corporal, como a musculação, selecione um tênis que ofereça uma amortecimento adequado.

Por outro lado, se você pratica desportos, como os esportes de raquete, que exigem maior estabilidade na região do tornozelo, opte pelos tênis que possuem maior estrutura e suporte ao pé.

2. Categoria dos tênis:

Atualmente, os tênis para a academia encontram-se disponíveis em três categorias básicas: ligeiro, neutro e estabilizador.

Os que são mais flexíveis e recomendados para as pessoas de peso leve e para corridas curtas. Já os tênis neutros são mais rígidos, ideais para aqueles que possuem peso médio e necessitam de estabilidade para atividades na academia.

Por fim, os tênis estabilizadores são indicados para pessoas de peso elevado e para aqueles que desejam minimizar o impacto dos exercícios aeróbicos.

3. Tamanho:

A maioria das pessoas quando compra um calçado esquece de se certificar se estão adquirindo o tamanho certo. Errar no tamanho pode trazer consequências graves para a sua saúde, pois corre-se o risco de ter dores e machucados no pé ao longo do tempo.

4. Conforto:

Tendo em conta tudo o que foi dito acima, a sensação de conforto ao usar o tênis é ainda mais importante para aqueles que treinam na academia.

Você deve considerar que os seus pés terão que suportar muita pressão durante as suas atividades diárias e, por essa razão, não indica economizar nos materiais do tênis.

Não é recomendado comprar tênis de “marca barata” com talão de couro sintético, pois eles não proporcionam o amortecimento e o suporte necessários para realizar exercícios. Por isto, opte por um tênis de boa qualidade, com boa aderência, para que possa desfrutar de ótima estabilidade.

5. Estilo:

Embora muitas pessoas acreditem que o estilo da moda é o primeiro fator a se considerar quando se trata de tênis, ele deve ser analisado somente depois de serem avaliados os principais parâmetros: finalidade, conforto e firmeza.

Depois de ter analisado os tópicos acima, também é válido levar em consideração os diferentes designs disponíveis, os quais podem variar, desde materiais específicos à cores vibrantes.

Qual o melhor tipo de tênis para academia: Confira algumas opções!

Lembre-se de pesquisar qual o melhor site para comprar tênis para academia, ao realizar compras online. A seguir, confira algumas opções de tênis para malhar:

Air Zoom Pegasus 36 Trail:

Ideal para atletas off-road, esta silhueta de running da Nike possui um acabamento de borracha na sola para aderência extra e, ao mesmo tempo, absorção de impacto para treinamento. É resistente à água e tem resistência à abrasão.

Asics Gel-Nimbus 21:

Este é limite máximo de tênis de corrida da Asics para corredores neutros ou pronadores. O amortecimento FlyteFoam Propel de última geração oferece uma sensação de bem-estar a cada passo.

Adidas Supernova:

Uma versão resistente a água do clássico Supernova running, ele oferece resistência para aderir melhor às superfícies enlameadas e firme para treinos de alta intensidade.

Brooks Adrenaline GTS 19:

Esta versão de running da Brooks é perfeita para quem tem pronadores. Oferece estabilidade adicional para os arcos e plantas dos pés.

Nike Zoom Structure 21:

Para mulheres que procuram leveza e estabilidade, o estilo de tênis da Nike é revestido com mesh para respirabilidade e uma tecnologia de encaixe triplo para reduzir o movimento do tornozelo.

Esses são apenas alguns dos principais modelos de tênis para uso na academia. Para escolher o melhor para você, considere as atividades que mais pratica na academia, para que consiga tirar o melhor proveito do seu tênis, seja em corridas, caminhadas ou musculação.