Benefícios de ter um hobby para tratar a depressão

Benefícios de ter um hobby para tratar a depressão

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Todos se sentem tristes em diferentes situações ao longo de suas vidas. Muitas vezes, como resultado de dados objetivos (a morte de uma pessoa ou animal amado, perda de trabalho, problemas familiares ou de trabalho, etc.) e em outras ocasiões sem saber exatamente por quê. No entanto, a depressão se refere a uma situação mais grave e prolongada ao longo do tempo, o que geralmente altera a vida social e profissional da pessoa que sofre com isso.

A depressão é uma das doenças mais incapacitantes que existem e tem uma alta frequência na população. Felizmente, a depressão é tratada e geralmente é superada.

Ter um hobby é uma forma muito interessante de trabalhar a depressão. É por isso que vamos ver os principais hobbys que você pode ter e os benefícios que eles trazem para sua saúde mental.

Benefícios de ter um hobby para tratar a depressão

Arte

Muitas vezes, quando você se sente deprimido, pode ser difícil encontrar motivações para continuar com o seu dia a dia. Começar uma nova atividade pode ser uma ótima maneira de recuperar seu interesse pela vida.

Uma boa ideia são as atividades criativas, que têm um impacto positivo na saúde mental das pessoas. Existem centenas de possibilidades: costura, tricô, fabricação de velas, cerâmica, pintura, etc.

Pense no que você sempre quis fazer ou naquela atividade que você amava fazer quando criança e faça. Apenas lembre-se de começar com algo simples para que você não se sinta sobrecarregado.

De fato, a arteterapia é muito importante para tratar a depressão.

Jardinagem

Jardinagem é outro hobby que pode melhorar seu humor e aliviar a ansiedade. A jardinagem permite que você concentre sua atenção e esqueça as preocupações.

Como a jardinagem também envolve ir ao ar livre, você também obtém os benefícios adicionais do ar fresco e do exercício.

Se você não tem seu próprio jardim, pode se envolver em um projeto de jardinagem comunitária ou participar de um workshop. Até mesmo cultivar flores no peitoril da janela ou ter plantas de casa pode ajudá-lo.

Música

Todos nós sabemos que a música pode mudar nosso humor. Quem de repente não se sentiu muito melhor ou encorajado a ouvir sua música favorita no rádio?

A American Music Therapy Association (AMTA) sugere que a música pode ter os seguintes benefícios:

  • Redução da tensão muscular
  • Aumento da autoestima
  • Diminuição da ansiedade
  • Melhores relações interpessoais
  • Maior motivação

Se você já quis tocar um instrumento, essa pode ser uma boa razão para começar. Você pode encontrar muitos tutoriais on-line ou se inscrever para aulas particulares. E se os instrumentos musicais não te agradam, talvez cantar seja a sua praia. Ou apenas ouça a música que você gosta.

Fotografia

A fotografia pode ser uma ótima maneira de melhorar seu humor. Olhar através da lente de uma câmera faz você ver o mundo de uma maneira diferente. Você começa a procurar beleza em tudo e isso melhora seu humor.

Se você se sentir muito negativo, definitivamente vale a pena experimentar a fotografia. Tal como acontece com outras artes, há evidências científicas que sugerem que isso melhora o humor.

A fotografia também é uma ótima maneira de gravar e lembrar os bons momentos. Você pode até criar uma galeria ou blog do seu trabalho para vê-lo toda vez que se sentir um pouco de mau humor.

Você pode até pilotar um drone para tirar fotos de locais maiores e assim, aumentar o seu campo de visão.

Caminhadas

Caminhar tem tantos benefícios para a saúde e o bem-estar que é difícil saber por onde começar. Obviamente, existem os benefícios físicos do exercício, mas há muito mais. Sair ao ar livre pode aumentar seus níveis de vitamina D, cujos níveis baixos estão relacionados à depressão.

Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que as pessoas que andam por 90 minutos na natureza (ao contrário dos ambientes urbanos de alto tráfego) eram menos propensas a se preocupar com qualquer problema ou “ruminá-lo”.

A ruminação é um dos fatores associados à depressão.

Além de limpar sua mente de suas preocupações, o exercício aumentará seus níveis de serotonina, um hormônio que reduz a depressão e regula a ansiedade.

Escrever

Escrever é o hobby mais simples para começar. Tudo o que você precisa é de uma caneta e um pouco de papel ou um computador. Existem dezenas de tipos diferentes de escrita, desde manter um diário e gravar como você se sente todos os dias, até escrever poesia, contos ou um romance.

Geoff Lowe, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Hull, descobriu que os benefícios do diário incluem melhorias na saúde e no bem-estar. Estudos também mostraram que escrever um diário pode ajudar:

  • Gerenciar a ansiedade
  • Reduzir o estresse
  • Lidar com a depressão

Tudo isso porque capturar o que acontece com você em um caderno ajuda você a priorizar problemas, medos e preocupações.

Além disso, isso permite que você rastreie quaisquer sintomas todos os dias para que você possa reconhecer os gatilhos e aprender maneiras de controlá-los melhor.

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