Benefícios da Arteterapia para Depressão

Benefícios da arteterapia | A arteterapia é uma abordagem única para o tratamento da depressão que ajuda você a entrar em contato com seus sentimentos e usar a expressão criativa como uma saída. Este tipo de terapia pode ser usado para identificar e mudar os pensamentos negativos e as emoções que estão associados à depressão.

A ideia de usar a terapia criativa para ajudar a expressar pensamentos internos já vem de algum tempo atrás, mas só se tornou um tipo reconhecido de terapia nos Estados Unidos há cerca de 50 anos. Em 1969, foi criada a Associação Americana de Terapia de Arte. Hoje, os terapeutas de arte criativa são treinados tanto em arte quanto em terapia.

A arteterapia é um tratamento complementar, não um substituto para o tratamento mais tradicional da depressão. Para alguém com depressão, ela pode ser uma forma de romper algumas das barreiras que podem estar bloqueando a psicoterapia. Toda vez que você cria arte, você está tirando uma foto a tempo. Como uma foto de um sonho, ela pode revelar o que você precisa saber, e é sua para guardar. Confira mais sobre a arteterapia em nosso site.

Tipos de Terapia Criativa

tratando depressão com arteterapia
tratando depressão com arteterapia

Terapias criativas podem ser conduzidas em ambientes individuais, casais, familiares ou de grupo. O que os vários tipos de terapia criativa têm em comum é que eles ajudam você a encontrar maneiras de se expressar e aprender mais sobre si mesmo.

Quando essas atividades são realizadas sob a orientação de um terapeuta treinado, elas podem complementar ou melhorar outros tratamentos de depressão. As artes curativas incluem:

  • Terapia de arte, como colorir desenhos, pintura e escultura
  • Dança ou terapia de movimento
  • Terapia dramática, que usa narração, atuação e improvisação para encorajar a auto-descoberta e expressão
  • Musicoterapia, que pode ser usada passivamente para aliviar a ansiedade e a depressão através da audição ou como uma terapia ativa e criativa, tocando e escrevendo música

Benefícios da Arteterapia

A terapia artística criativa é uma jornada para descobrir quem você é, onde você está, o que você tem e o que você precisa para chegar onde você quer estar na vida.

Estes tipos de terapia podem ser uma força de cura para o corpo e a mente em parte porque o processo criativo ajuda a liberar substâncias químicas cerebrais que combatem a depressão. As pesquisas mostram que a terapia artística também pode melhorar sua sensação de bem-estar, reduzindo a depressão e a ansiedade.

Aqui estão algumas das formas que você pode se beneficiar ao explorar a terapia criativa:

  • Criar arte dá a você um produto que você pode ver e aprender com ele.
  • A avaliação de sua arte pode ajudá-lo a identificar aspectos de sua vida que você pode querer mudar.
  • Ser capaz de se expressar sem ser julgado pode quebrar parte da negatividade da depressão.
  • A participação em terapia de grupo pode ajudá-lo a se conectar com outros.
  • Deixar de lado suas emoções pode criar um sentimento de confiança em você mesmo, em seu terapeuta e no processo de cura.

Começando

A terapia criativa não é apenas para artistas ou tipos “criativos”; pessoas de todas as idades e todas as origens podem experimentá-la. Embora crianças e adolescentes pareçam levar à terapia artística de forma mais natural, qualquer um pode se beneficiar e isso não tem nada a ver com seu nível de talento.

Gostou do conteúdo educacional relacionado aos benefícios da arteterapia? Deixe seu comentário!

Fonte: Como Desenhar Bem Feito