As 5 igrejas mais icônicas da Europa

A Europa abriga inúmeros edifícios bonitos projetados em diferentes estilos, desde os primeiros edifícios medievais até alguns muito modernos. Eles foram construídos em vários estilos históricos. Ainda assim, você também pode ver inúmeras características regionais neles.  Em algumas destas igrejas, é possível ver cálices religiosos.  Para aumentar um pouco sua vontade de viajar, aqui estão as 5 igrejas mais icônicas da Europa.

 

1 – Sagrada Família, Barcelona

Localizada em Barcelona, a Sagrada Família é um dos edifícios mais famosos projetados por Antoni Gaudi. A construção começou em 1882, e a igreja ainda está inacabada até hoje (os planos são ter a igreja concluída após 2026). Apesar disso, a Sagrada Família já foi colocada na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A igreja é fascinante, tanto por dentro como por fora. Em seu exterior, você encontrará estátuas que obviamente inspiraram George Lucas para alguns dos personagens dos filmes de Star Wars. Sagrada Família é uma igreja incrível sem referências aparentes na arquitetura histórica. E absolutamente uma das igrejas mais icônicas da Europa.

 

2 – Notre Dame, Paris

A Catedral de Notre Dame, em Paris, é, sem dúvida, uma das igrejas medievais mais famosas da Europa. Esta igreja dedicada à Virgem Maria foi construída no estilo gótico francês. Você pode reconhecê-lo muito bem por seus suportes voadores, janelas de rosas e numerosas estátuas em sua fachada ocidental. Sua construção começou no século XII e durou mais de duzentos anos.

Em 2019, o telhado da catedral foi pego por um incêndio maciço. A igreja está em reforma e fechada ao público desde então.

 

3 – Catedral de Aachen

Uma das mais antigas catedrais europeias está localizada na cidade alemã de Aachen. É bastante única porque mostra elementos de estilos carolingianos, românescos e góticos. A Catedral de Aachen foi um local de coroação para reis e rainhas alemãs. E é o lugar onde um dos mais famosos imperadores europeus, Carlos Magno, foi enterrado em 814.

É um lugar imperdível para qualquer pessoa interessada em arquitetura medieval e absolutamente uma das igrejas mais icônicas da Europa.

 

4 – Igreja de São Carlos, Viena

A Igreja de São Carlos em Viena, também conhecida como Karlskirche, é uma das igrejas barrocas mais famosas da Europa. Foi projetada pelo conhecido arquiteto Johann Bernhard Fischer von Erlach durante o século XVIII. A igreja foi construída por causa do voto que o Imperador Carlos VI fez durante a epidemia de peste.

É dedicada a São Carlos Borromeo, o patrono da família Habsburgo e o santo que protege as pessoas da praga. Hoje em dia, a igreja recebe concertos regulares de Vivaldi porque ele foi enterrado por perto em sepultura que está perdida atualmente.

 

5 – Basílica de São Pedro, Roma

A Basílica de São Pedro, em Roma, não é apenas uma das igrejas mais icônicas da Europa, mas também uma das igrejas mais famosas do mundo. Reconstruída muitas vezes na história, é o lar de inúmeras obras-primas criadas por alguns dos artistas mais famosos. A cúpula de Michelangelo, a fachada e a nave de Maderno, e Baldacchino de Bernini estão entre as mais conhecidas.

A igreja de hoje foi construída nos estilos renascentista e barroco durante os séculos XVI e XVII