A importância da presença digital para o setor hoteleiro

Atualmente, vivemos um momento único no setor de turismo. Os conceitos de afastamento e proximidade mudaram radicalmente com o processo de globalização, que encurta distâncias e nos aproxima dos cantos mais remotos do mundo. Embora seja verdade que o desenvolvimento das tecnologias de transporte, das vias de comunicação e das infraestruturas tem muito a ver com isso, a pedra fundamental dessa transformação é, sem dúvida, a internet.

Neste contexto de um mundo globalizado, a presença digital é essencial para o marketing hoteleiro e deve ser tida em consideração na elaboração de um plano de marketing, isso vale tanto para um Hotel, quanto para um Hostel, Pousada, Hotel Fazenda, ou Resort.

Graças aos canais de comunicação desta grande rede, os estabelecimentos hoteleiros têm ao seu dispor um sem-número de ferramentas para construir a sua identidade corporativa, promover os seus serviços e conseguir uma maior difusão para chegar aos potenciais clientes. Neste artigo, explicaremos em que consistem os principais canais de comunicação digital e sua importância da presença digital para o setor hoteleiro.

COMUNICAÇÃO DIGITAL CORPORATIVA: UM PILAR DA PRESENÇA DIGITAL DO MARKETING HOTELEIRO

Os avanços na comunicação digital alcançaram marcos históricos que facilitam muito a transmissão de informações. É fascinante que alguém do outro lado do planeta conheça o seu hotel graças às redes sociais, por exemplo. Mas essas ferramentas são de uso comum e, da mesma forma que podemos atrair clientes potenciais para o nosso hotel, isso significa que outras pessoas podem alcançar o mesmo propósito para o seu.
O segredo é posicionar a identidade de sua marca por meio de uma estratégia de marketing abrangente e cuidadosamente projetada que aumente a presença digital de sua empresa e alcance seu público-alvo. Vamos ver quais recursos são essenciais para a comunicação digital da sua empresa.

INFORMAÇÕES DO MECANISMO DE PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DIGITAL DO MARKETING HOTELEIRO NO SEO E NO SEM

SEO e SEM são técnicas de posicionamento na web que devem ser levadas em consideração ao desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz. Com esses recursos, uma página ou um site pode se posicionar melhor nas pesquisas, ou seja, obtém as primeiras posições nas páginas de resultados dos buscadores (Bing, Google, Yahoo, etc.).

importância da presença digital para o setor hoteleiro

SEO é gratuito, mas requer mais tempo, dedicação e, acima de tudo, conhecimento técnico para atingir os objetivos desejados, que geralmente vêm em longo prazo. o SEM Consiste na realização de campanhas publicitárias pagas de modo que um link para a sua página seja exibido nos primeiros resultados da pesquisa, que aparecerá no espaço reservado para anúncios. É ótimo para campanhas publicitárias de curto prazo, mas não agregará valor adicional ao seu site com o tempo.

As estratégias de posicionamento de SEO e SEM têm como missão que uma página web seja facilmente encontrada, por isso é essencial utilizar essas ferramentas para que o público potencial conheça sua página web ou chegue às suas contas nas redes sociais. Eles se complementam muito bem, então vale a pena usar estrategicamente esses dois tipos de posicionamento conforme apropriado.

A PRESENÇA DIGITAL DO SETOR HOTELEIRO NAS REDES SOCIAIS

A presença digital é realizada, em grande medida, por meio de estratégias de mídia social. Não só serve para criar e tornar visível a sua identidade corporativa, mas também facilita a comunicação com os usuários por meio de seus serviços de mensagens, por um lado, e fornece um conteúdo atraente para atrair novos clientes, por outro.

O objetivo principal das redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter etc.) é gerar engajamento, ou seja, comprometimento e fidelização dos usuários por meio da interação com o conteúdo. Com uma boa estratégia de mídia social digital, relações duradouras de confiança podem ser estabelecidas entre sua marca e seus seguidores, o que terá um impacto muito positivo em seu negócio.

PRESENÇA DIGITAL PARA O SETOR HOTELEIRO: A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA HOTÉIS

A presença digital é realizada, em grande medida, por meio de estratégias de mídia social. Não só serve para criar e tornar visível a sua identidade corporativa, mas também facilita a comunicação com os usuários por meio de seus serviços de mensagens, por um lado, e fornece um conteúdo atraente para atrair novos clientes, por outro.

O objetivo principal das redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter etc.) é gerar engajamento, ou seja, comprometimento e fidelização dos usuários por meio da interação com o conteúdo. Com uma boa estratégia de mídia social digital, relações duradouras de confiança podem ser estabelecidas entre sua marca e seus seguidores, o que terá um impacto muito positivo em seu negócio.

PRESENÇA DIGITAL PARA O SETOR HOTELEIRO: A IMPORTÂNCIA DOS CANAIS DE VENDAS DIGITAIS

Além das funções que já mencionamos, as redes sociais têm outra que pode ser muito interessante para o marketing hoteleiro: a venda direta de serviços. As vendas podem ocorrer por meio de um botão de compra ou de um motor de reservas, por exemplo. Os hábitos de consumo mudaram e os clientes em potencial pesquisam on-line antes de fazer uma compra, portanto, aproveitar a confiança gerada por um conteúdo valioso pode ser muito vantajoso.

PRESENÇA DIGITAL PARA O SETOR HOTELEIRO: O VALOR DO MARKETING DIGITAL COM VÍDEO

O streaming social é uma função relativamente nova das redes sociais, que permite transmitir o que está acontecendo ao vivo. A sua utilização na estratégia de comunicação digital corporativa de um hotel pode ser muito interessante, pois permite aos potenciais hóspedes conhecerem o estabelecimento antes de nele se hospedarem (quartos, instalações, recepcionistas, etc.) e ajudá-los a tomar a decisão de efetuar uma reserva.

A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O SETOR HOTELEIRO

Clientes satisfeitos costumam compartilhar sua experiência em suas contas de mídia social. Se eles gostaram de sua estadia em seu hotel, eles vão refletir isso nas redes sociais. Uma boa estratégia digital para fidelizar e acompanhar é agradecer a publicação deixando um comentário ou fazendo menção a esse cliente na sua conta corporativa. Esses pequenos detalhes podem percorrer um longo caminho.

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PRESENÇA DIGITAL PARA O SETOR HOTELEIRO: ATENDIMENTO AO CLIENTE DIGITAL

O serviço ao cliente é a base sobre a qual qualquer estratégia de marketing de hotel é construída . No ambiente digital, as redes sociais são um excelente meio de comunicação para criar uma experiência multicanal com a qual mimar os potenciais e atuais hóspedes. Responda as dúvidas e reclamações o mais rápido possível, isso mostrará que você se preocupa em cuidar de seus clientes e que aprecia o interesse deles em seu estabelecimento.

A IMPORTÂNCIA GESTÃO DE REPUTAÇÃO ONLINE PARA O SETOR HOTELEIRO

Nesta última seção, mas não menos importante, vamos nos concentrar na gestão de reviews, opiniões e comentários que os usuários publicam nas redes sociais para contar sobre sua experiência. No âmbito do marketing hoteleiro, tratar estes comentários de forma adequada é fundamental, uma vez que uma dúvida não respondida ou uma resposta errada pode prejudicar a imagem corporativa que pretendemos criar com tanto cuidado e dedicação.

Avaliações de usuários em portais turísticos especializados como Booking ou TripAdvisor, bem como em redes sociais, têm um impacto diretono número de clientes que um estabelecimento recebe. No ambiente digital, as relações de credibilidade são criadas por meio das redes sociais e, como mencionamos na seção anterior, responder a incidentes e comentários é sinônimo de cuidar do cliente e prestar atenção aos detalhes.

Como você pode ver, a presença digital é um fator que deve ser incluído em qualquer estratégia de marketing online que valha a pena. Servirá não só para dar coesão a todos os aspectos que constituem a identidade corporativa da sua empresa hoteleira, mas também permitir-lhe manter abertos vários canais de comunicação direta com os clientes, a chave do sucesso em qualquer serviço hoteleiro.