Prós e contras da locação de equipamentos para construção civil

Será que o serviço de locação de equipamentos para construção civil é o melhor para qualquer tipo de obra? Este é um segmento amplo, que envolve os mais diferentes tipos de projetos arquitetônicos. Neste sentido, há uma série de máquinas e ferramentas indispensáveis para ele.

Dentro desta lógica, é melhor comprar ou locar certos equipamentos? Para descobrir a resposta desta pergunta, preste atenção nas informações do texto a seguir. Veja os prós e contras ao recorrer a esse tipo de serviço, dependendo de suas necessidades.

Principais vantagens da locação de equipamentos para construção civil

Primeiro, vamos analisar os pontos positivos deste tipo de serviço. De forma geral, os principais benefícios de contar com ele incluem aspectos econômicos e administrativos. Isto porque há várias modalidades de locação, que apresentam diferentes opções de:

  • Tempo de locação de um ou mais equipamentos;
  • Preços variados dependendo da quantidade de itens locados;
  • Formas de pagamento conforme acordo firmado em contrato;
  • Itens e ferramentas diversas para a execução do trabalho em obras.

Assim sendo, todos esses são aspectos importantes que você precisa considerar. Além disso, vale lembrar também que a locação de equipamentos feita mediante contrato elimina vários problemas como o risco de ter que gastar com manutenção de itens, por exemplo.

Ainda com relação aos benefícios administrativos, uma empresa locadora deve especificar em contrato certas informações indispensáveis. Isto inclui ao cumprimento de normas de segurança de cada um dos equipamentos locados, suas condições de uso e demais cláusulas que validam o documento. Isto traz segurança física aos seus profissionais e jurídica para essa transação. Por fim, essas empresas têm suporte técnico especializado para suas necessidades.

E quais as desvantagens do serviço de locação?

Neste sentido, existem certos aspectos que podem não ser muito vantajosos ao recorrer a este tipo de empresa. Isto porque, seu serviço de locação de equipamentos para construção civil impõe certas condições para seus usuários, como:

  • Possibilidade de a empresa não ter disponíveis os equipamentos que você precisa;
  • A longo prazo, o valor do aluguel contínuo se torna mais caro do que o de compras;
  • Além disso, é preciso redobrar o cuidado no uso das máquinas, pois elas não são suas;
  • Diante de extravios ou acidentes, você precisará arcar com o prejuízo.

É claro que, devido à natureza do trabalho em canteiros de obras, os equipamentos feitos para esse trabalho são mais resistentes. Mesmo assim, ninguém está livre de imprevistos, e você deve esclarecer como proceder em casos do item locado estragar sem ter conserto.

Outro detalhe importante é que, no caso de máquinas e ferramentas com uso constante, não vale a pena recorrer à locação. Afinal de contas, trata-se de um investimento para sua empresa. Por isto, o melhor é separar uma parte de suas reservas para adquirir itens de maior uso. Já para projetos específicos e periódicos, a locação é mais vantajosa.

E então, o que vale mais a pena?

Tudo vai depender de suas prioridades. Para quem quer acesso imediato a equipamentos que podem ser caros, a locação é excelente. Além disso, esse é um serviço que oferece total suporte para você, além de diferentes itens e condições de pagamento.

Por outro lado, a locação de equipamentos para construção civil não é recomendável quando você precisa usar algum item frequentemente. E claro, dependendo da natureza do serviço, as máquinas e ferramentas locadas tem risco de extravio. E neste caso, seu bolso pode pesar.

Assim sendo, é preciso analisar esses dois aspectos com calma para decidir o que é melhor em seu caso. E decidindo pela locação de equipamentos para construção civil, tenha a certeza de contar com uma empresa especializada.