Como tirar o melasma da pele do rosto?

Se você mora em áreas como Nordeste e Norte do país, onde o sol brilha grande parte do ano, é mais provável que você desenvolva melasma no rosto. Mas como tirar o melasma da pele do rosto?

Para ajudar você a entender mais sobre como tirar o melasma da pele do rosto, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

 

O que é um melasma?

Para alguns, o melasma é uma doença de pele causada pela estimulação exagerada dos melanócitos, de modo que uma ou mais manchas são geradas, geralmente simétricas e acastanhadas, e que não desaparecem como é o caso do bronzeamento. 

Para outros, como a pele não está danificada, o melasma é um problema estético e um sinal de alarme, embora eles prefiram não falar sobre doenças porque o melasma pode ser eliminado sem métodos abrasivos.

 

Causas de melasmas na pele

Os melasmas se devem ao fato de que os melanócitos de áreas da pele expostas ao sol produzem melanina de maneira diferente do que acontece quando nos bronzeamos. 

No caso do melasmas, a fotossensibilidade da pele entra em jogo, o que pode ser devido à ingestão de certos medicamentos ou problemas hormonais. 

Em geral, altos níveis de hormônios femininos, especialmente estrogênio e progesterona, são uma causa de importante fotossensibilidade, o que explica por que as mulheres grávidas e aquelas submetidas a tratamento substituto com hormônios femininos devem tomar cuidado especial com a menor exposição aos raios solares.

 

Como tirar o melasma da pele do rosto?

Como a exposição à radiação ultravioleta da luz solar é um fator necessário para que o melasma apareça, é claro que ele pode ser evitado usando um bom protetor solar ao longo do ano.

Mas não é incomum negligenciar um dia, ou não aplicar protetor solar como deveria, renovando-o a cada duas horas, não é? E não é até o momento em que vemos uma mancha que se parece com sujeira, mas que não desaparece com a limpeza ou esfoliação, que nos preocupamos em como remover o melasma rapidamente.

Entre os tratamentos que permitem a cura do melasma, existem opções rápidas, mas elas podem não ser recomendadas para pessoas com pele afetada pela fotossensibilidade. 

Então, como você remove o melasma? Em suma, é sempre melhor apostar no melhor tratamento para melasma.

Uma alternativa são os cosméticos especiais despigmentantes, embora você deva ter em mente que seus ingredientes ativos servem apenas para clarear manchas de pigmentação ou apagar melasmas cujo tom é muito semelhante ao do resto da pele.

 

Melasma e prevenção

Muitos casos de melasma surgem de uma tendência genética, outros, por razões ambientais.

Em qualquer caso, a medida mais importante para prevenir ou reduzir a gravidade do melasma é manter uma atitude proativa em relação à proteção solar. 

É essencial limitar o tempo de exposição ao sol, não o fazer durante as horas de radiação intensa e usar roupas de proteção, bonés ou chapéus sempre que possível. Durante a estação quente, é aconselhável usar um protetor solar com proteção solar acima de 50.

A proteção solar não é apenas para banhos de sol. Os raios solares afetam a pele também em dias nublados, portanto, o protetor solar adequado deve ser aplicado diariamente.

O tratamento do melasma deve ser acompanhado por uma fotoproteção rigorosa que deve ser mantida nas semanas seguintes. Devem ser selecionados fotoprotetores que cubram tanto a radiação ultravioleta (UVA, UVB), bem como a luz visível e até mesmo a energia infravermelha.

Além disso, é aconselhável seguir estas recomendações antes e depois do tratamento:

  • Monitore o uso de medicamentos como contraceptivos orais, que podem afetar a epiderme e causar reações cutâneas e manchas.
  • Não use maquiagem ou cosméticos com ingredientes químicos que, em contato com o sol, possam causar irritação na pele e aumentar os efeitos do melasma. (A maquiagem pode ser usada para esconder manchas de melasma, mas isso deve ser baseado em ingredientes orgânicos.)
  • Use cremes naturais ou cosméticos que não contenham álcool ou derivados de petróleo.
  • Hidrate continuamente bem a pele.