É possível cozinhar com óleos essenciais? Confira 5 dicas básicas

Existe uma gama de óleos essenciais para cozinhar, todos os tipos de gostos, agora sentir o cheiro do óleo de jasmim quando seu arroz está pronto dá água na boca. Agora, ao combinar alimentos com ervas e óleos de sua escolha, os resultados podem abrir caminho para uma experiência deliciosa.

Além de agregar mais sabor na preparação de seus pratos preferidos. Não só isso abre uma nova área de possibilidades culinárias. Então, para quem pensa que os óleos essenciais são indicados apenas para serem usados em spas ou em tratamentos básicos de saúde, não se surpreenda, pois eles servem para muitas outras coisas, tais como dar um toque especial no nosso paladar.

No entanto, existem algumas diretrizes básicas que você precisa seguir para cozinhar utilizando os óleos essenciais, pois nem todos são bons para nós, mesmo que sejam provenientes de fontes naturais 

Ver os rótulos dos alimentos

Ao utilizar óleos essenciais para cozinhar, sempre fique atento ao rótulo nas embalagens. Para se obter os resultados esperados, o óleo deve ser 100% puro. Outra coisa veja se o rótulo diz que o óleo essencial é comestível, pois muitos óleos essenciais não são seguros para ingestão e podem até causar problemas desnecessários.

Óleos essenciais inseguros

Por favor, evite cozinhar com óleos essenciais que não são seguros para consumo. Não basta apenas ter um aroma gostoso e ser concentrado, precisa ser apropriado para o consumo. Óleos essenciais como o de eucalipto podem ser perfumados, porém não são seguros apropriados na preparação de alimentos e bebidas 

Pode ser utilizado sempre

Uma coisa que se deve levar em conta é sobre a procedência na hora da aquisição. Confira se a embalagem é de cor escura ou âmbar de seus óleos essenciais, além disso, veja a data de validade. Os óleos têm uma vida útil mais longa e, por isso, podem ser usados ​​por mais tempo, desde que guardados de forma segura.

Quantidade e qualidade do óleo essencial

Uma coisa importante saber é que os óleos essenciais são puros e altamente concentrados e, portanto, e para usufruir dos sabores e benefícios, basta uma ou duas gotinhas do óleo escolhido. Adicionar uma gota já é suficiente para realçar o sabor do seu prato especial.

Sem exposição ao calor na hora de cozinhar

Inserir óleos essenciais no preparo de sua comida enquanto está cozinhando pode dispersar os compostos voláteis presentes no óleo. Isso pode causar em seu organismo enjoos. Para ter o máximo de benefícios aproveitando as propriedades de cada óleo essencial, deixe sua comida ou bebida morna antes de colocar o óleo e te trazendo uma sensação de bem estar