Guia para curtir Rio das Ostras (RJ) com a família no Fim de Semana

Rio das Ostras é um dos destinos mais exuberantes do estado do Rio de Janeiro, para quem curte uma viagem no fim de semana. Situada a 170 km da capital fluminense, a cidade é repleta de praias, muitos atrativos e localização estratégica na Região dos Lagos, com suas 15 praias que encantam pela preservação e infraestrutura.

O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o surfe.

+ 2 destinos incríveis perto de SP para curtir com a família | Viaje com seu carro. 

Aliás, quando o assunto é praia Rio das Ostras tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano. Os atrativos históricos também fazem de Rio das Ostras um lugar especial. Museus, centros culturais, feiras de artesanatos e a variedade do comércio integram a programação dos visitantes. Um dos pontos mais visitados no município é a Praça da Baleia, ao final da praia de Costa Azul. Nesta praça, há uma estátua de baleia Jubarte esculpida em bronze.

Conhecer Rio das Ostras é aproveitar um dos mais belos e completos roteiros turístico e cultural do Brasil.

Como chegar: Pode-se chegar através da Ponte Rio-Niterói, indo por Manilha, até o trevo de Rio Bonito. Pegar a Via Lagos ou seguir pela BR-101, em direção a Campos, e entrar no Trevo de Rio Dourado, seguindo pela RJ-162 (Serramar) até a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto).

Distancias: 170km da cidade do Rio do Janeiro, 600km da cidade de São Paulo e 595km de Belo Horizonte.

Dica MeuFindi das principais atrações da cidade

Com uma boa infraestrutura a cidade dispõe de bons hotéis, pousadas e restaurantes. Quem visita o lugar, além de admirar as belas paisagens e desfrutar de ótimas praias, pode ainda conhecer pontos turísticos, como a Praça da Baleia, que possui uma estátua de baleia Jubarte feita em bronze, ir à Tocolândia apreciar o artesanato local, que é o principal ponto de compra de lembranças. Outro atrativo da cidade é o Rio das Ostras Jazz & Blues, que é considerado um dos melhores festivais do gênero no país.

Praias
As 15 praias encantam pela preservação e infraestrutura.

Praia do Abricó: Primeira praia de Rio das Ostras a partir do município do Rio de Janeiro. Paisagem fascinante e muita tranquilidade.

Praia da Tartaruga: Localizada em uma pequena enseada, situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque, recebe este nome pela incidência de tartarugas no local.

Praia do Bosque: situada entre as praias das Tartarugas e do Centro, destacam-se frondosas árvores que lembram um bosque, razão do nome.

Praia do Centro: ideal para quem quer aproveitar uma praia tranquila, mas não abre mão da infraestrutura e do conforto dos bares, restaurantes e quiosques.

Praia do Cemitério: Praia de enseada perfeita para banho, pertinho do Centro da cidade. Local onde os pequenos barcos de pesca e redes compõem a paisagem. É de lá se você pode ter a melhor vista do pôr-do-sol de Rio das Ostras.

Praia da Boca da Barra: Praia da foz do rio das Ostras, onde as águas se encontram num espetáculo diferente. Própria para crianças.

Praia da Joana: Pequena praia que compõe o Monumento Natural dos Costões Rochosos, área de preservação ambiental de rara beleza.

Praia Virgem: Um lugar perfeito para curtir a natureza em toda sua plenitude, longe do agito do Centro da cidade.

Praia das Areias Negras: Praia em forma de ferradura. O nome é devido à coloração mais escura da areia, com grande quantidade de monazita.

Praia do Remanso: Próxima à Praça da Baleia, é uma praia de enseada formada por rochedos.

Praia de Costazul: Com 2,3 Km, é uma praia oceânica, point de surfistas, bodyboarders e amantes da pesca de caniço.

Praia Enseada das Gaivotas: Uma das praias mais tranquilas de Rio das Ostras. Sua larga extensão de areia é própria a caminhadas à beira-mar.

Praia de Itapebussus: Um lugar perfeito para curtir a natureza, longe do agito do Centro da cidade.

Praia do Mar do Norte: Praia mais próxima a Macaé, conhecida por seus rochedos e pela vegetação de restinga preservada.

Praia das Pedrinhas: Uma das mais belas praias da cidade, perfeita para curtir um dia tranquilo, longe da agitação do centro.

Pontos Turísticos
rio_das_ostras_001
Praça da Baleia: Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão.

Praça do Trem: A Praça do Trem possui uma área de 6.500 m², sendo 420 m² de área construída. A réplica de uma estação de trem, com direito a Maria-fumaça encanta os visitantes.

Pier do Emissário Submarino de Costazul: Ideal para aproveitar o nascer do sol e admirar toda orla da praia de Costazul vista por um ângulo privilegiado.

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba: Possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil anos.

Figueira Centenária: Árvore centenária localizada à beira-mar que, segundo relatos históricos, serviu de abrigo a Imperadores que faziam em Rio das Ostras uma breve parada em seu roteiro de viagem pela região.

Fonte: site Prefeitura de Rio das Ostras

Se você esta sem tempo para fazer uma viagem longa, mas quer curtir o seu Fim de Semana de um modo diferente, vem com a gente!

#BomFindi

Siga MeuFindi nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/MeuFindi
Blog: www.blogmeufindi.com.br/
Instagram: www.instagram.com/meufindi/
Twitter: www.twitter.com/meufindi

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe MeuFindi com seus amigos.

Faça como milhares de leitores do MeuFindi, cadastre seu e-mail em nosso blog para receber novos conteúdos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *