15 motivos para curtir Visconde de Mauá no Rio de Janeiro

Geralmente associamos o Rio de Janeiro com belíssimas praias e nem imaginamos a riqueza das incríveis cidades do interior, ideais para curtir Visconde de Mauá no fim de semana.

Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!

+ Veja também: Guia Fácil: para curtir o inverno em Teresópolis (RJ) antes que ele vá embora.

E o melhor é que algumas são bem próximas a São Paulo, cerca de 3 horas da capital paulista e perfeitas para passar o dia ou o final de semana. Com muito charme, natureza abundante e aventuras Visconde de Mauá vai te conquistar. Se você gostou da ideia, confira nossa dica para fazer bate a volta partindo de SP ou do Rio de Janeiro:

Visconde de Mauá

Composta por parte de 2 estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e 3 municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região tem como pano de fundo a Pedra Selada (visível da Dutra) e pelo Pico das Agulhas Negras (que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia). Para facilitar a localização, a região foi dividida em três vilas:  a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba.

Vila Visconde de Mauá

1ª vila da região, clima ameno, qualidade do ar e da água, população hospitaleira e exuberante fazem da Vila de Visconde de Mauá um lugar muito especial. A igreja, a praça, o campo de futebol e o posto de informações turísticas, não são os principais pontos de Mauá.

A vila tem vários atrativos, entre eles está à deliciosa Cachoeira da Usininha, um lugar magnífico, perfeito para você curtir com sua família. Tem também a famosa Prainha, um lugar super lindo, onde você pode ler um bom livro, fazer um piquenique e curtir bastante, a Aldeia dos imigrantes ponto super especial da Vila, lá você vai encontrar lojinhas, casa de chocolate e muito mais.

A Vila de Visconde de Mauá também concentra boa parte dos serviços úteis à população e ao visitante: agência dos Correios, farmácia, mercados, lojas de material de construção, posto da brigada contra incêndios entre outros. Na Vila está localizado o Centro Cultural da Região e nela é realizada a Feira de produtos orgânicos, todos cultivados por moradores.

Vila de Maringá

Situada nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Vila de Maringá é cortada pelo Rio Preto e reúne sofisticação e simplicidade. A localidade possui hotéis, pousadas, lojas de artesanato, bares e restaurantes, além da Alameda Gastronômica Tia Sôfia, um boulevar que atrai os amantes de um bom vinho ou chocolate quente.

Vila de Maromba

Local de passagem para algumas cachoeiras, a Vila de Maromba ainda preserva a atmosfera do movimento hippie presente na região durante a década de 70 e reúne opções de artesanato, restaurantes e pousadas.  Nas noites mais frias, a fogueira da praça é um local de encontro de pessoas para se aquecer e trocar conversas.

Arredores

A Região tem em seus arredores um conjunto de Vales e Vilas que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d’água de triar o folego.

Como chegar: Visconde de Mauá está a 300km de São Paulo e 200km do Rio de Janeiro. De carro: Acesso pela Rodovia Presidente Dutra, entre os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, saída 311 – Penedo/Visconde de Mauá. Depois de sair da via Dutra, seguir pela RJ163 até Visconde de Mauá –  29 km – pela Estrada Parque Visconde de Mauá – estrada asfaltada.

Confira as dicas do MeuFindi das melhores atrações da cidade: 

O que fazer em Visconde de Mauá

A variedade de cenários naturais de Visconde de Mauá é um convite para o bem estar. Através do contato com a natureza, é possível sair da rotina e realizar diversas atividades que promovem desde a contemplação, quanto a prática de caminhadas, trilhas, cavalgadas, banhos de cachoeira ou rio e esportes radicais.

Pontos turísticos

Balneário Barra das Antas

Visconde
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Localizado na Fazenda Barra das Antas, num ponto extremamente preservado e mágico. São várias cachoeiras, piscinas naturais e um verde exuberante. É cobrada uma taxa de manutenção. Há um bar com banheiros na chegada como ponto de apoio.

Cachoeira Águas Claras

Cachoeira Águas Claras
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Localizada no Campo Alegre, passando pela Ponte dos Cachorros, composta de pequenas cachoeiras e piscinas naturais.

Cachoeira da Prata

Cachoeira da Prata
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Muito verde e água cristalina escondem histórias da região. A gruta é atração indispensável e foi usada como esconderijo dos Índios Puris. Fez parte também da rota de transporte de minério no ciclo do ouro.

Cachoeira da Usininha

Cachoeira da Usininha
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Cachoeira da Usininha, um lugar lindo, logo na entrada de Visconde de Mauá, um pouquinho depois do Vale da Grama, uma descida quase escondida no final da serra. Um lugar magnífico, perfeito para você viver momentos mágicos, rodeada de natureza o lugar exala magia, um banho naquelas águas renova a alma. O mais legal é que a cachoeira é um mini – escorrega, perfeita para sua diversão! Venha conhecer!

Cachoeira do Araçá

Cachoeira do Araçá
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Composta por três quedas d´águas distintas: Araçá, Bromélias e Tucanos. O acesso a cachoeira fica na estrada Mauá – Lote 10 – Campo Alegre. Cobra-se uma pequena taxa de preservação, via uma fazenda particular.

Cachoeira do Escorrega

Fonte: viscondedemaua.tur.br
Fonte: viscondedemaua.tur.br

A 2 Km da Vila da Maromba, chama-se Cachoeira do Escorrega, pois a força da água e a rocha lisa permite aos banhistas escorregarem até uma linda piscina natural. Há restaurantes e bares nos arredores.

Cachoeira do Rio Grande

Cachoeira do Rio Grande
Fonte: viscondedemaua.tur.br

A Cachoeira do Rio Grande, localizada na Vila Santo Antônio do Rio Grande – MG. Essa cachoeira encanta a cada olhar, uma queda incrível, água gelada perfeita para um mergulho renovador.

O Lugar possui apenas um bar, onde são vendidos porções, bebidas e salgados. É realmente lindo, vale muito apena conhecer e fica a 22 km de Visconde de Mauá. Não é cobrado taxa de entrada, o local possui banheiros e área para se fazer churrasco.

Mirantes da Serra – RJ 163

Mirantes da Serra - RJ 163
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Um dos pontos mais lindos de Visconde de Mauá são nossos mirantes, lugares cheios de paz, com uma energia magnífica, além de ser um cenário perfeito para suas fotos. Parada quase obrigatória para os turistas que visitam a região.

São vistas de tirar o fôlego, lugares encantados, cheio de boas energias, transmitem paz e muita positividade.

Dez minutinhos ali e você já começará a sentir o que te espera pela frente… Por que Visconde de Mauá é isso e muito mais!

Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário

Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Possui mais de 20 lindas cachoeiras com águas cristalinas, mata nativa, gruta, árvores centenárias, animais, plantas e muito mais. Na recepção existe um bar com variadas bebidas, salgados, biscoitos, entre outros. Acesso mediante taxa de preservação.

Pedra Selada

Pedra Selada
Fonte: viscondedemaua.tur.br

A Pedra Selada possui 1.755 metros de altitude e está localizada entre Visconde de Mauá e a região da Fumaça. O seu nome deriva do seu formato semelhante a uma sela de montaria. O acesso começa na fazenda do Sr. Alcebíades, situada 12 km após o Lote 10, Visconde de Mauá, na direção de quem vai para o povoado do Rio Preto.

A trilha da Pedra Selada é classificada pelos montanhistas como uma caminhada semipesada, são cerca de 2 horas aproximadamente do estacionamento até o topo. Todo esforço e sacrifício é compensado pela extasiante visual. Indescritível, essa é a palavra.

Pista de Voo Livre

Pista de Voo Livre
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Rampa Particular inaugurada com a criação do clube Zoar, localizada na Serra da Mantiqueira entre o Pico das Agulhas Negras e Pedra Selada, entre o Vale do Paraíba e Visconde de Mauá.

No meio de muita natureza e belíssima paisagem, é um ponto turístico da Serra da Mantiqueira com uma visão panorâmica privilegiada de toda a região, a caminho de que vai para Visconde de Mauá.

Poção da Maromba

Poção da Maromba
Fonte: viscondedemaua.tur.br

O lago do poção faz parte do cenário da Vila da Maromba, cerca de 2 Km estrada acima. Ideal para banho e saltos, entretanto vale o cuidado de não se aventurar tanto. Observar os moradores da região é uma boa pedida de segurança.

Poço do Marimbondo

Poço do Marimbondo
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Escondido no meio da mata, descortina-se uma piscina natural, águas cristalinas, árvores, pássaros, natureza, paz, este é o resumo simples e objetivo do que se encontra no Poço do Marimbondo.

Prainha

Prainha
Fonte: viscondedemaua.tur.br

No centro da Vila de Visconde de Mauá, encontra-se a Prainha, literalmente uma praia de água doce e cristalina. Local ideal para relaxar, fazer um piquenique, levar as crianças para se divertirem.

Sítio Cachoeiras do Alcantilado

Sítio Cachoeiras do Alcantilado
Fonte: viscondedemaua.tur.br

Uma sequência de 9 cachoeiras – terminando em uma com 50 metros – é um dos destaques da Região de Visconde de Mauá.

O Sítio Cachoeiras do Alcantilado, uma propriedade particular, que vem cumprindo uma função social de grande valia. Com um inovador projeto, o sítio fazenda foi adaptado e adequado á visitação(passeios ecológicos), lazer e entretenimento, desde de março de 1992.

Graças a natureza e a sabedoria do Criador, com o incentivo de nossos amigos e visitantes, as Cachoeiras do Alcantilado é hoje uma das melhores atrações da região. Dentro do sítio, o visitante caminha 1,5 km (3 km de ida e volta) em meio a exuberância da floresta, pássaros, borboletas e mais de uma dezena de atrações entre cachoeiras, poços, tocas e grutas. Um passeio inesquecível. Por se tratar de uma propriedade particular cobra-se uma taxa de preservação e manutenção na entrada do Sítio.

Fontes: sites Visite Visconde de Mauá e Visconde de Mauá Turismo

Se você esta sem tempo para fazer uma viagem longa, mas quer curtir o seu Fim de Semana de um modo diferente, vem com a gente!

#BomFindi

Siga MeuFindi nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/MeuFindi
Blog: www.blogmeufindi.com.br
Instagram: www.instagram.com/meufindi/
Twitter: www.twitter.com/meufindi

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe MeuFindi com seus amigos.

Faça como milhares de leitores do MeuFindi, cadastre seu e-mail em nosso blog para receber novos conteúdos em primeira mão!

Você gostou dessa dica de passeio?
Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!

1 thought on “15 motivos para curtir Visconde de Mauá no Rio de Janeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *