3 trilhas no Rio de Janeiro que oferecem um visual espetacular

Para quem está em Rio de Janeiro, e quer aproveitar melhor o fim de semana, sair um pouco da rotina da cidade e está a fim de entrar em contato com a natureza, não há nada melhor do que cohecer algumas trilhas caminhando pelas florestas cariocas.

Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!

Para inspirar você, listamos nesse post 3 trilhas sensacionais que oferecem um visual incrível da Cidade Maravilhosa. São duas na zona norte e uma na zona sul, ambas são de média (para alta) intensidade, mas todas guardam uma recompensa lá no alto que nos faz recuperar o folego rapidamente. Escolha a melhor para você e curta o passeio com as dicas do MeuFindi.

Pico da Tijuca
A trilha fica dentro do Parque Nacional da Tijuca

Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Já imaginou como deve ser uma vista 360º da cidade do Rio de Janeiro? Do cume do Pico da Tijuca, a montanha mais alta da Floresta da Tijuca, é possível ver de Niterói ao Maracanã; da Zona Sul à Zona Oeste; da Pedra da Gávea a Baía de Guanabara. Enfim, toda a cidade do Rio de Janeiro sob 1022m de altura!

A trilha tem uma duração média de 1h30, bem traçada e com aclive leve. O caminho segue o contorno dos morros e fica sob a sombra das árvores durante quase todo o percurso. Após alguns minutos, chega-se à primeira encruzilhada, onde deve-se virar à direita, em direção ao Pico da Tijuca. Parada quase obrigatória antes de atingir o cume, os 917 metros do Tijuca Mirim podem ser vistos apenas seguindo reto à próxima bifurcação da trilha. Vale a pena o desvio de menos de 10 minutos para apreciar uma vista privilegiada da floresta e da cidade. Para chegar ao cume do Pico da Tijuca, é necessário subir os 117 degraus esculpidos na rocha com 120 metros de corrente de ferro como corrimão. A sensação de vitória ao chegar ao topo é inevitável!

Telefone:
21 2491-1700.
Onde:
Estrada da Cascatinha, 850 – Parque Nacional da Tijuca, Setor A, Alto da Boa Vista – RJ

Morro Do Queimado

Trilhas
Pouco conhecida e divulgada, a trilha que leva até o Morro do Queimado, no Setor Serra da Carioca do Parque Nacional da Tijuca, encanta àqueles que embarcam nessa aventura.

Na verdade, trata-se de uma travessia, que se inicia no Alto da Boa Vista e termina na Mesa do Imperador – onde Dom Pedro II recebia nobres e burgueses para almoços na floresta durante o século XVII. Com 714 metros, o Morro do Queimado tem uma vista privilegiada das zonas norte e sul da cidade. Também fazem parte da travessia o Morro da Freira e a Pedra da Proa, mirantes naturais que embelezam ainda mais o passeio.

O Morro do Queimado descortina um visual deslumbrante e surpreende. De um lado, é possível avistar grande parte da zona norte carioca; e do outro, têm-se uma vista privilegiada da zona Sul. Uma paisagem completa, à 714 metros de altitude, pronta para ser admirada. Lá do alto, é possível identificar alguns cartões-postais da cidade, como o Maracanã, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado. E até mesmo Niterói, cidade vizinha, está ao alcance dos olhos. Um cenário incrível, que capta a atenção dos aventureiros por alguns minutos.

Em seguida, o trajeto final é de praticamente descida. É preciso ficar atento pois alguns trechos são de trilha estreita, incluindo caminhadas em rochas. No caminho, nos deparamos com a Pedra da Proa, um rochedo naturalmente localizado em direção à zona sul da cidade. Perfeito para um clique! Terminamos nosso passeio em uma escadaria que nos leva a Mesa do Imperador, onde saboreamos nosso lanche em meio a floresta. É necessário levar bastante água, protetor solar, repelente e alimentos leves.

A entrada da trilha é fácil de localizar: à direita, aproximadamente 60 metros depois da guarita do parque na Rua Amado Nervo. O início dela é marcado por uma escadaria, seguida de uma subida bastante íngreme que dura 20 minutos. Mas não vale desanimar! A travessia é longa, cerca de 3h de duração, com muitas subidas e alguns obstáculos impostos pela natureza, porém considerada uma caminhada moderada – além do visual compensar todo o esforço.

Onde: Rua Amado Nervo, 60 metros após a guarita do Parque Nacional da Tijuca, Alto da Boa Vista – RJ

Parque Lage – Corcovado
A trilha sai do Parque Lage e leva ao Morro do Corcovado.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Por si só, o Parque Lage é um dos pontos mais especiais do Rio com seus 52 hectares de floresta nativa, programas culturais e arte. O parque também abriga trilhas e uma delas leva ao Morro do Corcovado num trajeto de puro verde, borboletas, pássaros, micos e até macacos-prego. A subida leva cerca de 2:30h e é considerada difícil, com a recomendação do apoio de um guia experiente no percurso de aproximadamente 2240m. A trilha, bastante íngreme e repleta de quedas d’água, leva à entrada do Cristo Redentor. Lembre-se que é preciso comprar o ingresso, à venda no local, para visitar o monumento. A área fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e, definitivamente, uma das que oferecem a experiência mais próxima com a natureza intocada da cidade.
Quanto: R$ 24 finais de semana e feriados.
Grátis: Crianças de até 11 anos. Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, acima de 60 anos.

Telefone: 21 2258-1329 – bilheteria.
Funcionamento no Fim de Semana: sábados e domingos das 8h às 17h.
Onde: Rua Jardim Botânico, 414 , Jardim Botânico – RJ

Dica MeuFindi

Faça sempre um leve aquecimento, seguido de uma boa sessão de alongamentos. Uma pequena mochila com água, lanche, agasalho, lanterna, mapa e bússola não pesa quase nada e garante mais conforto e segurança nas trilhas. Informe-se melhor sobre as condições das trilhas antes de ir e respire o prazer de cada passo!

Fonte: site Visit.rio

Continuaremos com muitas dicas sobre o Rio de Janeiro nos próximos posts.
Siga, acompanhe, curta e compartilhe!!!

#BomFindi

Siga MeuFindi nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/MeuFindi
Blog: www.blogmeufindi.com.br
Instagram: www.instagram.com/meufindi/
Twitter: www.twitter.com/meufindi

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe MeuFindi com seus amigos.

Faça como milhares de leitores do MeuFindi, cadastre seu e-mail em nosso blog para receber novos conteúdos em primeira mão!

Você gostou dessa dica de passeio?
Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!