3 passeios incríveis no Rio para fazer com as crianças no Fim de Semana

O fim de semana para quem mora ou visita a cidade de do Rio de Janeiro com frequência, muitas vezes deve se deparar com a dúvida do que fazer na capital. Entretanto, se você quer sair do óbvio, mudar os passeios e os caminhos, a dúvida fica ainda maior, mesmo com milhares de opções, nem sempre é fácil escolher algo diferente.

Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!

Pensando nisso o MeuFindi separou 3 lugares muito especiais para curtir com a família no fim de semana. Confira:

Museu da Vida

O Museu da Vida, criado em 25 de maio de 1999, é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. Vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu reflete a cultura, a missão e o compromisso social da instituição.

Os temas centrais desse espaço são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida. Além disso, em razão de sua localização em meio a uma área grande verde numa região densamente habitada, abrigando comunidades carentes e um grande número de escolas públicas, funciona como um polo de lazer, cultura e educação em Ciência e Saúde.

O Borboletário Fiocruz passa a integrar o circuito de visitação do Museu da Vida, o ambiente abriga quatro espécies de borboletas: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas julia), que podem ser encontradas m diferentes áreas tropicais do continente americano. Durante a visita, o público terá a oportunidade de descobrir curiosidades envolvendo o mundo dos insetos – a diferença entre borboleta e mariposa – além de aprender sobre o ciclo de vida das borboletas, seus hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, além de suas táticas e estratégias de sobrevivência.

Fonte: site oficial Museu da Vida Fiocruz

Funcionamento: nos fins de semana apenas aos sábados, das 10h às 16h.
Quanto: Entradas e Atividades Gratuitas

Onde: Museu da Vida – campus da Fundação Oswaldo Cruz
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Zona Norte – Rio de Janeiro
O Museu da Vida conta com estacionamento gratuito.

Sítio Burle Marx

Construído pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx em sua residência, no coração da Zona Oeste da cidade, o Sítio Burle Marx oferece em seus 365 mil m² uma viagem por jardins inigualavelmente belos. O paisagista conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo em seu sítio, que conta com mais de 3.500 espécies. Este grande conjunto de plantas vivas adaptou-se perfeitamente à natureza habitual do sítio, composta por manguezal, restinga e Mata Atlântica.

As visitas guiadas ao parque são acompanhadas por profissionais do sítio, que apresentam aos visitantes as espécies que o habitam e contam a história deste importante arquiteto e paisagista brasileiro. Além de um passeio pela parte botânica do espaço, os visitantes descobrem também a arquitetura, o atelier de pinturas e as coleções pessoais de plantas de Burle Marx. Há ainda o Museu Casa de Burle Marx, que preserva 3.125 peças, entre raros objetos de arte e artesanato reunidos ao longo da vida do paisagista.

Fonte: visit.rio

Todas as visitas acontecem mediante a realização do agendamento:
Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 08h às 16h.
Telefone: 21 2410.1412. E-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br

Funcionamento: nos fins de semana apenas aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Quanto: R$ 10 por pessoa | R$ 5 acima de 60 anos | crianças até 5 anos grátis.

Onde: Sitio Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba – Zona Oeste – RJ.

Quinta da Boa Vista

Localizado no bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade, com cerca de 155 mil metros quadrados. Preserva os jardins e lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da famíla real, onde hoje funciona o Museu Nacional; construções e estátuas de bronze originais, como o Templo de Apolo; e o monumental portão, presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e a Imperatriz, D. Leopoldina, que hoje recepciona os visitantes do Jardim Zoológico.

Frequentadores de todas as idades aproveitam a ampla área verde para a prática de esportes durante todos os dias da semana. O pedalinho no lago principal, as quadras poliesportivas e passeio pelas grutas artificiais também atraem muitos jovens e crianças. Os agradáveis jardins também é muito procurados para a realização de piqueniques.

Foi residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da República, em 1889. Vindo de Portugal, D. João VI fixou-se no Paço, construção original de 1803 que lhe foi cedido por um abastado comerciante português. Ali manteve-se toda a linhagem dos Orleans e Bragança, tendo D. Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, nascido naquele palácio. O nome da Quinta vale-se da boa vista que se tinha a partir da construção instalada no topo da colina, de onde era possível ver a Baía de Guanabara.

Fonte: visit.rio

Para chegar à Quinta da Boa Vista, pode-se usar o Metrô e descer na estação São Cristovão. Fica logo ao lado, bastando atravessar a rua para atingir um portão de entrada.

Funcionamento: sábados e domingos, das 9h às 17h.
Quanto: Entrada Gratuita

Onde: Quinta da Boa Vista
Av. Pedro II, s/no – São Cristóvão – Zona Norte – RJ

Continuaremos com muitas dicas sobre o Rio de Janeiro nos próximos posts.
Siga, acompanhe, curta e compartilhe!!!

#BomFindi

Siga MeuFindi nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/MeuFindi
Blog: www.blogmeufindi.com.br
Instagram: www.instagram.com/meufindi/
Twitter: www.twitter.com/meufindi

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe MeuFindi com seus amigos.

Faça como milhares de leitores do MeuFindi, cadastre seu e-mail em nosso blog para receber novos conteúdos em primeira mão!

Você gostou dessa dica de passeio?
Cadastre-se para obter as vantagens do seleto grupo de pessoas que conhecerá a plataforma antes do lançamento oficial.
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO!!!