6 dicas de etiqueta no Restaurante

Saber como se comportar nas mais diversas situações nos dá segurança, aumenta o desempenho e evita constrangimentos.

E não estamos falando de regras relacionadas a talheres de prata e taças de cristal, mas de situações simples. Vamos, então, aprender algumas regras básicas e importantes em restaurantes, festas, no trabalho e, por que não, em casa também.

1 – À mesa
Muitos restaurantes sofisticados estão simplificando a etiqueta à mesa, hoje é chique economizar água, por isso só vai a mesa o que realmente é necessário. Mas claro continua sendo um luxo bons modos e refinamento à mesa: como mastigar de boca fechada, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos em cima da mesa e saber manejar os talheres.

2-O guardanapo
Fica sempre ao lado esquerdo ou no meio do prato. Assim que se sentar, coloque-o no colo, sem abri-lo todo (mantenha uma dobra). Nunca chacoalhe, como se for estender roupa no varal, e se precisar levantar-se, peça licença e coloque o guardanapo ao lado esquerdo do prato.

3-Os talhares
Sempre comece de fora para dentro. No jeito americano, cortamos com a faca na mão direita, enquanto seguramos o garfo com a esquerda. Ao terminar de cortar, colocamos a faca em cima da borda do prato. O gume da faca fica sempre para dentro do prato. Depois, troca-se de mão, levando o garfo para a direita. Claro, se você for canhota, mantenha na esquerda, e então você come o que foi cortado.

4-Cuidados com o celular
Se as pessoas combinam de sair para fazer uma refeição juntas é porque querem conversar e usufruir da companhia umas das outras. O ideal é deixar o celular sem som, dando atenção exclusiva à pessoa que está com você.  É ideal que as mensagens e ligações sejam feitas somente em casos de emergência.

5-Atenção às crianças
É imprescindível que elas não atrapalhem o momento de lazer dos outros, pois não é nada agradável ter a mesa balançada ou a cadeira esbarrada constantemente por crianças correndo pelo ambiente. Além disso, controle o barulho dos pequenos, se eles estiverem muito exaltados, leve-os para tomar um ar fora do restaurante.

6-Palitar os dentes
À mesa, nunca! É desagradável e nada higiênico. Quer usar fio dental ou palitos, então vá até o toilete, de portas fechadas, porque ninguém merece ver essa cena!

Quando você não souber o que fazer, observe e espere até que alguém faça primeiro e então siga-o. Claro, nada de escolher alguém que também está perdido, rs!

Todos temos dúvidas, por isso melhor é esclarecer para não cometer as famosas gafes.