2 passeios na capital paulista onde o verde é a cor predominante

São muitas as opções de passeios que a capital paulista oferece onde o verde é a cor predominante, para quem gosta de passeios ao ar livre, de ar puro com muito verde, pássaros, trilhas e até reservas ecológicas.

Os parques podem ser visitados para momentos de lazer e de aprendizado. Com atividades para todas as idades, eles oferecem infraestrutura completa para passeios e muita diversão. É ideal para o fim de semana.

Parque Estadual do Juquery

Esta Unidade de Conservação abriga o último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo, tem como símbolos a Seriema, ave típica do cerrado e de fácil observação e o ovo da pata ponto mais alto do Parque com 942 m de altitude. O Parque possui 2.058,09 com áreas de Mata Atlântica e Cerrado, onde abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais.

Principais Atrativos:

Trilha da Árvore Solitária: Trilha com uma copaíba em meio a um campo limpo de cerrado, que pode ser avistada de diversos pontos da UC.
Distância: 1.460 m
Dificuldade: Baixa

Yu-kery: Trilha de pequeno percurso onde é possível observar a planta dorme maria conhecida pelos índios como yu-kery. Durante a trilha observam-se muitas espécies de borboletas e muitas samambaiaçus em meio à mata atlântica.
Distância: 1.300 m
Dificuldade: Baixa

Trilha da Gruta dos Pitus: A Trilha possui uma queda d’agua com 2 metros e pitus que podem ser avistados no riacho cercado por Mata Atlântica
Distância: 920 m
Dificuldade: Média

Trilha dos Lagos: Nessa trilha podemos observar uma antiga cocheira da época do Complexo hospitalar do Juquery, 5 lagos para contemplação, e vista panorâmica da UC.
Distância: 3.000 m
Dificuldade: Média

Rio Juquery: Essa trilha segue o percurso do rio juquery, da portaria 1 a portaria 2, em seu percurso é possível observar diferentes fisionomias de cerrado, mata ciliar que margeia o rio Juquery e possui uma nascente com água cristalina.
Distância: 4.600 m
Dificuldade: Média

Ovo da Pata: A trilha mais extensa do Parque, ao chegar no ovo da pata, morro com 942 m de altitude o visitante tem uma vista panorâmica das cidades vizinhas, vale do rio juquery, Serra da Cantareira e Parque Estadual do Jaraguá.
Distância: 13.400 m
Dificuldade: Alta

Outros Atrativos de Interesse: Parque Infantil, Mirante com 20 metros de altura e Prédios do antigo Hospital Pisiquiátrico do Juquery, que em 2008 completou 110 anos.

Onde: Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n° – Parque Industrial – Franco da Rocha – SP
Telefone: (11) 4449-5545
Funcionamento no fim de semana: sábado e domingo, das das 8h às 17h.
Quanto: Entrada Gratuita
Como Chegar: trace sua rota. 

Parque Estadual Jaraguá

O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. É representado pelo icônico morro do Jaraguá, onde está localizado o Pico do Jaraguá, que representa o ponto mais alto da cidade de São Paulo com 1.135 metros de altitude, proporcionando ao visitante um vislumbre inusitado e belo da maior cidade da América Latina.

Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.

Principais atrativos:

Todas as trilhas são autoguiadas e não necessitam agendamento. Exceto para grupos escolares

Trilha do Silêncio: Trilha linear no interior da floresta próximo ao auditório. É adaptado para visitantes deficientes físicos e com mobilidade reduzida. Indicação: Para todas as idades. Propícia para crianças, grupos de terceira idade e pessoas com necessidades especiais.
Distância: 828 metros (ida e volta)
Dificuldade: Baixa 

Trilha do Lago: Circuito de paralelepípedo no arredor do lago onde se localizam áreas de descanso e área de ginástica.
Distância: 1.000 metros (ida e volta)
Dificuldade: Baixa

Trilha da Bica: conduz o visitante até uma bica d‟água  teve seu percurso original modificado devido à necessidade de recuperação de trechos com processos erosivos.
Distância: 1.500 metros (ida e volta)
Dificuldade: Média

Trilha do Pai Zé: por meio desta trilha percorre-se toda variação de altitude que liga a parte baixa à parte alta do Parque Estadual Jaraguá. A vegetação é caracterizada como Mata Atlântica e Savana-Arborisada, onde é possível observar a transição entre as duas fisionomias vegetais.
Distância: 3.600 metros (ida e volta)
Dificuldade: Alta

Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – Zona Norte – SP
Telefone: (11) 3941-2162
Funcionamento no fim de semana: sábado e domingo, das 7h às 18h.
Quanto: Entrada Gratuita
Como Chegar: trace sua rota. 

Dica MeuFindi

  • Adote a Conduta Consciente. Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
  • Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
  • Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
  • Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
  • Não faça fogueiras.
  • Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
  • Leve materiais de primeiros socorros.
  • Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.

E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos.

É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!

Continuaremos com muitas dicas sobre o São Paulo nos próximos posts. Siga, acompanhe, curta e compartilhe!!!

#BomFindi

Siga MeuFindi nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/MeuFindi
Blog: www.blogmeufindi.com.br/
Instagram: www.instagram.com/meufindi/
Twitter: www.twitter.com/meufindi

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe MeuFindi com seus amigos.

Faça como milhares de leitores do MeuFindi, cadastre seu e-mail em nosso blog para receber novos conteúdos em primeira mão!